Reflorestação com 50 mil árvores poderá render 1,5 milhões de euros em Valença

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 15 abr (Lusa) - A Câmara de Valença plantou nos últimos quatro anos mais de 50 mil árvores, ação que, anunciou hoje fonte municipal, se estima vir a representar um retorno financeiro futuro superior a 1,5 milhões de euros.

Estas ações inserem-se na política municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e envolvem ainda limpeza de áreas florestais, beneficiação de caminhos, reflorestações e campanhas de sensibilização.

Nos últimos meses a autarquia procedeu à limpeza de 80 hectares de mato, em terrenos baldios, tendo criado faixas de proteção às explorações florestais e áreas residenciais.

Além disso, através dos serviços dos Sapadores Florestais, foram realizadas ações de reflorestação com a plantação de 18.050 árvores folhosas e resinosas, nomeadamente espécies autóctones como o medronheiro, o castanheiro, o pinheiro manso e bravo, o carvalho alvarinho, a azinheira, o freixo e o amieiro.

"Em quatro anos já foram plantadas mais de 50 mil árvores, 50% produzidos pelos serviços municipais. Em termos económicos, numa perspetiva de 30 anos, estas plantações podem trazer proveitos no valor de 1 milhão e 500 mil euros", disse ainda fonte do executivo municipal, liderado pelo social-democrata Jorge Mendes.

Ainda de acordo com a Câmara de Valença, as intervenções foram "planeadas rigorosamente", em termos das espécies selecionadas com das capacidades de resistência aos fogos florestais.

Estas ações, acrescentou a fonte, visam "valorizar" a floresta de Valença enquanto "recurso ambiental e económico" do concelho.

Nos últimos seis meses foram igualmente realizados trabalhos de manutenção e beneficiação da rede viária florestal do concelho, ao longo de cerca de 20 quilómetros, e em pontos de água.

A autarquia prevê ainda criar mais dois pontos de água de apoio aos meios aéreos e terrestres, sublinhando que os bombeiros veem estas ações, desenvolvidas pelos Sapadores Florestais em parceria com as juntas de freguesia e as comissões de baldios, como "importantes" para "atenuar os efeitos dos incêndios florestais".

PVJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Quatro detidos por tráfico de droga em três concelhos do distrito de Braga

uatro pessoas foram detidas na terça-feira por tráfico de droga nos concelhos de Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.