Consumo de água disparou em Mirandela e Câmara pede contenção para o verão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os consumos de água dispararam desde o início da pandemia de covid-19 no município de Mirandela, que está a preparar uma campanha a apela à contenção no verão para evitar condicionamentos no fornecimento, informou hoje a autarquia transmontana.

Desde março até junho que o concelho do distrito de Bragança regista um “aumento significativo médio de 16%” face aos mesmos quatro meses de 2019, uma realidade que a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, atribui ao confinamento imposto pela pandemia e, mais recentemente, à rega de jardins num dos concelhos mais quentes do Nordeste Transmontano.

A autarca garantiu, em declarações à Lusa, que o concelho tem reservas de água, mas o verão é a época habitual de maiores consumos e, devido ao aumento dos últimos meses, já foi necessário ativar a captação dos Eixes, que normalmente fica de reserva para situações de urgência ou de escassez de água.

A Câmara Municipal de Mirandela informa que irá lançar uma campanha de sensibilização de contenção no consumo de água, fazendo uso de diversos meios, como as redes sociais e a comunicação social regional.

“É preciso alguma atenção no gasto de água porque não existe capacidade ilimitada de abastecimento”, sublinhou a autarca.

Tal como acontece em todo o Nordeste Transmontano, nos meses de verão a população aumenta, e consequentemente o consumo de água, nomeadamente com o regresso dos emigrantes e daqueles que vivem em outras zonas do país.

Por isso, o município entende que “há alguma necessidade de fazer esta campanha” de sensibilização da população.

“Mais vale prevenir que remediar”, entende a presidente da Câmara, sobretudo devido a esta situação nova, que “antecipou” os consumos habituais do verão para os meses de primavera.

Júlia Rodrigues está convencida de que esta realidade “relaciona-se com a situação de confinamento”, desde o estado de emergência, à continuação do teletrabalho ou à permanência das crianças e jovens em casa, devido ao encerramento das escolas.

O aumento ocorreu apenas nos consumos domésticos e não ao nível das empresas e serviços que estiveram encerrados durante uma boa parte do período em causa.

Para a presidente da Câmara, as medidas municipais de apoio às famílias, como a gratuitidade da fatura da água ou moratórias no pagamento, não terão pesado neste aumento dos consumos, que começou a ocorrer antes do anúncio dos benefícios.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 579 mil mortos, incluindo 1.676 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.