Escarpa do Reservatório dos Congregados no Porto em obras até ao final do mês

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 jul 2020 (Lusa) - As obras de reforço da escarpa do Reservatório dos Congregados, na Rua da Alegria, no Porto, arrancam até ao final do mês, corrigindo o desprendimento de pedras verificadas no talude rochoso daquele equipamento, informou hoje a câmara municipal.

Em resposta por escrito à Lusa, a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira explicou a razão pelo qual o passeio contíguo à estrutura está, há já algum tempo, vedado à circulação.

"O passeio foi suprimido, por prevenção e de modo a salvaguardar a segurança dos peões, na sequência de um pequeno desprendimento de pedras oriundas do talude rochoso do Reservatório dos Congregados, que confina com a Rua da Alegria", começou por responder a autarquia.

E prosseguiu: "o local onde aconteceu este desprendimento pertence à Águas do Porto, EM que procedeu a algumas ações de prevenção, como a limpeza da vegetação que pudesse estar a provocar alguma instabilidade nos elementos rochosos, e retirada de alguns destes elementos mais instáveis".

Todavia, assegura o município, a intervenção na base do reservatório não vai ficar por aí, informando que após "visitas técnicas ao local por especialistas da área aquando da elaboração do projeto de execução da estabilização, para a empreitada de reabilitação e reforço da escarpa" foi definido que esta "irá arrancar até ao final deste mês".

JFO/VSYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.