Instituto Gulbenkian Ciência e farmacêutica parceiros no desenvolvimento de remédios

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jun (Lusa) - O Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC) e a multinacional farmacêutica Merck assinam hoje, em Lisboa, um acordo de cooperação que permitirá o desenvolvimento de medicamentos nas áreas da oncologia e da imunologia.

O acordo, que entra hoje em vigor por um período renovável de três anos, propõe, na prática, "o licenciamento e o desenvolvimento de produtos farmacêuticos que possam resultar da investigação feita no instituto", assinalou à agência Lusa o ex-diretor do IGC António Coutinho, atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

António Coutinho, que esteve na génese do acordo quando desempenhava as funções de diretor do IGC, apontou a imunologia, a bacteriologia, a oncologia ou a biologia evolutiva como áreas de interesse.

"No fundo, é aproveitar as competências do instituto, na investigação que faz, e as competências da Merck, como grande empresa mundial, na valorização da propriedade intelectual e no desenvolvimento de produtos", enfatizou.

O IGC é um instituto de investigação biomédica integrado na Fundação Calouste Gulbenkian.

ER // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.