Covid-19: Câmara da Guarda cancela Feira Ibérica de Turismo deste ano

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 13 jul 2020 (Lusa) - A Câmara Municipal da Guarda decidiu hoje cancelar a edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) deste ano, que estava prevista para entre 02 e 05 de outubro, devido à pandemia causada pela covid-19.

O presidente do município, Carlos Chaves Monteiro, anunciou no final da reunião quinzenal do executivo que a autarquia decidiu cancelar a edição da FIT de 2020 e irá "preparar a FIT de 2021".

"À partida, vamos tentar sempre manter o calendário, mas a pandemia obrigará sempre a uma reavaliação de todas as condições que levam à realização dos eventos normais", disse o autarca aos jornalistas, indicando que a previsão será realizar a FIT de 2021 em finais do mês de abril e início do mês de maio, como é tradicional.

Este ano, a 7.ª edição da FIT estava inicialmente prevista para decorrer entre 30 de abril e 03 de maio, mas, com a pandemia, no dia 10 de março o município anunciou que seria realizada no período de 02 a 05 de outubro.

Hoje, a autarquia da cidade mais alta do país, enquanto entidade organizadora da FIT, decidiu cancelar a edição deste ano, "considerando as diversas orientações e recomendações, emitidas por diferentes organismos, entre eles a Direção-Geral da Saúde, e, principalmente, tendo em conta o nível de risco para a saúde pública".

"Compete-nos, acima de tudo, garantir a segurança e saúde públicas, com a prudência e a responsabilidade social que é exigida a todos neste momento. É vontade da organização realizar a sétima edição da FIT em 2021, em data que anunciaremos oportunamente", lê-se num comunicado.

Na nota, o município adianta que "tem confiança que, em 2021, a Guarda e o país estarão prontos para receber as mais de 500 entidades portuguesas e espanholas inscritas na FIT 2020, assim como Cuba, o país convidado, e a região de Ávila [Espanha], como destino de destaque".

A organização promete que a 7.ª FIT será "ainda mais fortalecida, dinâmica e, como não podia deixar de ser, com vincada participação ibérica, dando um contributo importante para o setor do turismo, nomeadamente para o turismo de interior".

O diretor da FIT, Carlos Condesso, referiu à agência Lusa que a FIT deste ano foi cancelada, "embora estivesse tudo tratado e programado".

"A saúde das pessoas está primeiro e [o cancelamento] é uma decisão acertada por parte do presidente da Câmara Municipal, porque, em primeiro lugar, está a salvaguarda da saúde e dos interesses da população", disse.

Segundo o responsável, o cancelamento da FIT de 2020 não originará qualquer custo para o município, porque "foi, também, hoje deliberado na reunião de câmara renovar o procedimento concursal [para a realização do certame anual] que ainda não tinha chegado ao fim".

A feira, que tem por lema "Uma feira. Dois países. O mundo" é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infetou mais de 12,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.662 pessoas das 46.818 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ASR // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.