Um quinto dos portugueses inquiridos acreditam que a sida se transmite por beijo

Um quinto dos portugueses inquiridos acreditam que a sida se transmite por beijo
| País
Porto Canal

Um em cada cinco portugueses inquiridos num estudo para avaliar o conhecimento da população sobre o VIH/Sida consideram que esta infeção se transmite pelo beijo e que atinge sobretudo os homossexuais.

Trinta anos após o primeiro caso de sida em Portugal, o estudo "VIH: 30 Anos, 30 Mitos", encomendado por um laboratório e realizado por uma empresa de estudos de mercado, revelou que 22 por cento dos inquiridos considera que esta infeção se pode transmitir pelo beijo, o que não é verdade.

Essa percentagem sobe para 35 por cento na população com 65 ou mais anos.

O estudo contou com as respostas de 600 pessoas, inquiridas no final do ano passado, das quais 37 por cento considera que "estar infetado com VIH é o mesmo que um diagnóstico de morte prematura".

Um quinto dos inquiridos acredita que a infeção pelo VIH/Sida pode transmitir-se em piscinas, casas de banho e transportes, o que é falso.

Igualmente errada é a ideia de 50 por cento dos inquiridos, para quem "ser picado por um inseto que picou uma pessoa infetada é uma forma de transmissão".

Outras ideias erradas apontadas pelos inquiridos referem-se ao teste ao VIH: 12 por cento pensa que uma empresa pode obrigar os seus funcionários a fazerem este teste, enquanto 51 por cento acredita que uma empresa pode fazer o teste aos seus funcionários sem eles saberem.

Ao nível do tratamento, 66 por cento considera que "o tratamento da infeção pelo VIH/Sida tem muitas contraindicações e muitos efeitos adversos", embora "desde o desenvolvimento da terapêutica antiretrovírica combinada que têm vindo a ser desenvolvidos regimes terapêuticos mais efetivos, simples e com melhor perfil de tolerabilidade".

Sobre as atitudes face ao VIH/Sida, o estudo indica que 70 por cento contaria aos seus amigos se estivesse infetado pelo vírus e que 89 por cento não se importa de cumprimentar uma pessoa infetada pelo VIH.

Menos de metade (35 por cento) afirmou não se importar de ter uma relação afetiva com uma pessoa infetada pelo VIH.

O estudo "VIH: 30 Anos, 30 Mitos" vai ser apresentado hoje, numa conferência que decorre no auditório do Diário de Notícias.

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".