Câmara de Viseu assume responsabilidade do edifício de antigo Governo Civil

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 10 abr (Lusa) -- A Câmara de Viseu vai ficar responsável pelo edifício do antigo Governo Civil, onde serão instalados alguns serviços municipais, anunciou hoje o seu presidente, Almeida Henriques.

"Aprovámos hoje um contrato de comodato que iremos assinar com o ministro da Administração Interna. O edifício, a partir do final do mês, passará a ter a bandeira do município", disse o autarca no final da reunião do executivo.

Almeida Henriques adiantou que, para já, a autarquia ficará com o primeiro piso do edifício situado na Avenida Alberto Sampaio, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com o rés-do-chão e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) manter-se-á no segundo piso.

No primeiro piso, o salão nobre continuará disponível para eventos, será disponibilizada uma sala aos deputados para receberem pessoas e o restante espaço será ocupado por serviços da Câmara.

"Iremos mudar para lá alguns serviços do município. Tem muito a ver com algumas alterações orgânicas que queremos fazer no segundo semestre deste ano", referiu.

Segundo Almeida Henriques, desta forma será possível "desanuviar um pouco" o edifício principal da Câmara, situado a poucos metros da Avenida Alberto Sampaio e que "tem gente a mais, o que por vezes prejudica as condições de trabalho e a acessibilidade dos cidadãos".

Apesar de, para já, o CDOS continuar no segundo piso do edifício, a intenção do autarca é que futuramente todos os meios da proteção civil fiquem concentrados no aeródromo municipal, o que está a ser negociado.

"Tem toda a lógica concentrarmos no mesmo espaço físico os meios aéreos, os terrestres e de outro tipo. É um trabalho que estamos a fazer com quem de direito", referiu.

Em cima da mesa mantém-se a intenção, já antiga, de instalar no aeródromo um comando nacional alternativo de operações de socorro, até porque "há um protocolo celebrado entre o Estado português e o município de Viseu" nesse sentido.

"O que estava previsto era a construção de um edifício novo no aeródromo. Estamos a revisitar o 'dossier' para criar condições que sejam melhores para todos", acrescentou.

Na reunião de hoje, Almeida Henriques anunciou também a aprovação do acordo negociado com a organização da Volta a Portugal em Bicicleta, que prevê um patrocínio do município de cerca de 325 mil euros (acrescido de IVA) e a sua passagem no concelho nas edições de 2014 e 2015.

"Este é um evento de grande impacto nacional e de grande cobertura mediática que ajuda a promover Viseu como destino turístico e de investimento. É um investimento racional, positivo e com grande retorno", considerou.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.