Covid-19: NBA vai ser retomada em 30 de julho na Disney

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 26 jun 2020 (Lusa) -- A NBA, suspensa desde março devido à covid-19, vai ser retomada em 30 de julho, anunciou hoje a entidade gestora da Liga de basquetebol norte-americana, depois de assegurados os protocolos de segurança e saúde.

"É muito emocionante anunciar oficialmente o reinício da temporada 2019/20", disse Michele Roberts, diretora executiva do sindicato dos jogadores, que tomou a decisão em conjunto com a NBA.

O campeonato, cuja programação será anunciada ainda hoje, vai ser retomado mais de quatro meses após a sua interrupção em 11 de março, depois do anúncio do teste positivo de coronavírus pelo francês Rudy Gobert, dos Utah Jazz.

Serão 22 das 30 equipas a disputar oito partidas da fase regular, sendo que o campeão será encontrado, o mais tardar, em 13 de outubro.

Em competição estarão os oito primeiros classificados das Conferências Este e Oeste, mais as seis formações ainda com hipóteses de se apurarem para os 'play-off'.

A competição vai estar concentrada no complexo desportivo da Disney, em Orlando, na Florida, estado atualmente sob uma nova forte vaga de infeções.

"Trabalhamos com o sindicato dos jogadores para estabelecer um plano que priorize a saúde e a segurança, preserve a justiça e forneça uma plataforma para resolver questões de justiça social", disse Adam Silver, comissário da NBA.

Os atletas e a NBA vão aproveitar a janela mediática para promover ações contra o racismo sistémico e promover a justiça social, sendo que vários jogadores têm sido ativos nos protestos decorrentes da morte de George Floyd, às mãos da polícia.

Desde sábado que a Florida já registou mais de 24.000 novos casos, mais de um quinto dos 111.724 confirmados desde 01 de março.

Até agora, o Departamento da Saúde ainda não atualizou o total de mortes associadas à covid-19 na Florida, com o último número situado em 3.327.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 487 mil mortos e infetou mais de 9,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.