Quatro distritos junto para a internacionalização com a marca "Terras Altas"

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 09 abr (Lusa) -- Quatro distritos do interior de Portugal juntaram-se num projeto comum para lançar as bases para a conquista de mercados internacionais com a marca-chapéu "Terras Altas".

O projeto para a internacionalização das empresas de Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Guarda foi apresentado hoje em Bragança e resulta de uma parceria das associações empresariais destes distritos.

O objetivo é desenvolver, até 2015, "uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas destas quatro regiões, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma maior notoriedade internacional para a Região Interior do Norte e Centro de Portugal - as Terras Altas", segundo os promotores.

Eduardo Malhão, presidente do Nerba, a associação empresarial do Distrito de Bragança, espera que este projeto permita "desenvolver uma estratégia capaz de valorizar estas regiões e criar uma ferramenta que capacite as empresas ao nível da internacionalização".

De acordo com o representante dos empresários, na região de Bragança apenas "uma pequena minoria, cinco a seis por centos das empresas exportam os seus produtos" e a base do tecido empresarial regional assenta essencialmente em empresas familiares.

Eduardo Malhão espera que este "não seja um mero projeto e que se crie valor acrescentado para a economia e empresas da região".

Para o consultor Luís Ferreira, "o mais difícil será conseguir convencer os empresários a fazerem um esforço de internacionalização em conjunto", o que implica "unir produtos, criar estratégias comuns".

Os promotores selecionaram já três potenciais mercados para avançar: Luxemburgo, Moçambique e Canada.

Este projeto de internacionalização está focado essencialmente nos pequenos negócios regionais que se propõe projetar além-fronteiras com a marca chapéu "Terras Altas" pró-forma "a dar outra dimensão a esses pequenos negócios".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.