Bastonário insta ARS a reabrir urgência noturna de gastroenterologia em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou esta quarta-feira que a Administração Regional de Saúde do Norte “já devia ter resolvido” o problema da urgência noturna de gastroenterologia do Hospital de Braga, que está temporariamente encerrada.

No final de uma visita àquele hospital, Miguel Guimarães sublinhou que, embora possam ser poucos os doentes, aquelas urgências “muitas vezes são emergências” e é “fundamental” que haja capacidade de resposta.

“A ARS Norte já devia ter tido uma posição sobre isto, já devia ter resolvido esta situação. O facto de a ARS Norte não dar uma resposta a estas situações, leva-nos sempre a a pensar que estamos aqui numa situação difícil e que a ARS acaba por não desempenhar aquilo que é o seu papel, que é conseguir encontrar consensos e sinergias para que uma região como o Minho possa ter acesso a todos os serviços de urgência que são necessários”, referiu o bastonário.

Lembrou que a urgência do Hospital de Braga é polivalente e serve 1,2 milhões de pessoas e acrescentou que os médicos “estão todos disponíveis” para assegurar o serviço.

“Estão criadas as condições para que a ARS possa assumir a liderança desse processo”, disse ainda.

Segundo a administração do Hospital de Braga, a urgência noturna de gastroenterologia está temporariamente encerrada, desde o início do mês, por “questões internas de organização da valência”.

A administração diz ainda estar empenhada para que, “com a maior brevidade possível, aquela urgência noturna seja reativada”.

“De acordo com as redes de referenciação hospitalar em vigor, os doentes passam a ser encaminhados para a urgência metropolitana do Porto, salvaguardando-se, assim, a prestação de cuidados aos doentes”, acrescenta.

Sublinha que aquela urgência noturna recebe, em média, cerca de seis doentes por mês.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.