Mail de mil dirigentes e activistas sindicais desfilam em Lisboa contra o Governo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 abr (Lusa) -- Mais de mil dirigentes e ativistas sindicais da CGTP estão a desfilar em direção ao Ministério Trabalho, em Lisboa, para protestar contra as políticas laborais e sociais do Governo.

Ao som de palavras de ordem como "contra a exploração, a luta e a solução", "o aumento do horário é roubo no salário", os manifestantes, provenientes de todo o país, chamam a atenção dos transeuntes das avenidas por onde passam, pedindo ao mesmo tempo a demissão do Executivo liderado por Passos Coelho.

O desfile que se dirige para a Praça de Londres decorre ordeiramente, acompanhado pela polícia, colorido pelas bandeiras sindicais predominantemente vermelhas.

Na Praça do Saldanha, de onde partiu a manifestação da confederação sindical, falaram o coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa, Libério Domingues, e da Interjovem, Anabela Laranjeiro, que sublinharam os problemas dos trabalhadores em geral e dos jovens em particular.

Este protesto serve para exigir o aumento imediato do Salário Mínimo para 515 euros e o desbloqueio da contratação coletiva.

A defesa das Funções Sociais do Estado e dos serviços públicos, a melhoria da proteção social aos trabalhadores, aos desempregados e às famílias e o cumprimento da Constituição da República são outros dos motivos que levaram à marcação da manifestação.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, fará uma intervenção junto ao Ministério do Trabalho, no final do desfile.

RRA/IM/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".