CDU candidata eleito na freguesia de Rio Mau à Câmara de Penafiel

| Política
Porto Canal / Agências

Penafiel, 18 jun (Lusa) - O candidato da CDU à presidência da Câmara de Penafiel vai ser o militante comunista e antigo dirigente sindical David Teixeira, anunciou hoje aquela coligação.

David Teixeira, de 64 anos, é eleito na freguesia de Rio Mau desde 1979, tendo presidido àquela autarquia durante dois mandatos. Também foi presidente na vizinha freguesia de Sebolido.

Na apresentação à comunicação social, o candidato disse comungar da ideia de que "é necessário intervir contra uma crise agressora e injusta em defesa de Penafiel e do seu povo".

O cabeça-de-lista prometeu a apresentação de um "plano de desenvolvimento para o concelho, nos diversos domínios da gestão autárquica", defendendo "medidas ativas de emprego e de combate a pobreza e exclusão social".

O militante comunista justificou esta proposta com o facto de "as políticas de austeridade estarem a empurrar muitos trabalhadores de Penafiel para o desemprego".

A liderança concelhia anunciou que pretende apresentar candidatos nas 28 freguesias do concelho.

O dirigente da estrutura distrital do Porto do PCP, Jaime Torga, que presidiu à sessão, considerou que "a população de Penafiel está numa situação ainda mais difícil do que o resto do país", lembrando que o desemprego no concelho é superior à média nacional, tendo aumentado mais de 16% no último ano.

Na sessão de apresentação, realizada na sede concelhia do PCP, foi ainda revelado que o atual deputado municipal, Jesus Ferreira, vai ser o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Penafiel.

Aquele eleito fez um balanço do trabalho realizado na Assembleia Municipal, frisando que, apesar de ter sido o único representante da CDU naquele órgão autárquico, apresentou inúmeras propostas benéficas para o concelho.

Em Penafiel, já eram conhecidas as candidaturas do PS, liderada pelo advogado e líder concelhio socialista, André Ferreira, e da coligação PSD/CDS, encabeçada pelo atual vice-presidente da câmara, Antonino Sousa.

A coligação PSD/CDS tem maioria absoluta no executivo municipal liderado por Alberto Santos, que não se pode recandidatar face à limitação de mandatos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro projeta PSD “ainda mais forte, unido e coeso” após 50 anos do partido

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou que o seu partido “moldou indelevelmente o rumo do regime democrático” e indicou que nos próximos anos poderá tornar-se “ainda mais forte, unido e coeso”.

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.