Julgamento de fraude na obtenção de subsídio na Reficel adiado para dia 10

| País
Porto Canal / Agências

Albergaria-a-Velha, 07 abr (Lusa) - O tribunal de Albergaria-a-Velha adiou hoje o início do julgamento de uma alegada fraude na obtenção de subsídio envolvendo a Reficel, uma fábrica de reciclagem de papel de Albergaria-a-Velha, que faliu em 2003.

Inicialmente agendada para hoje, o coletivo de juízes decidiu adiar a audiência para a próxima quinta-feira, devido à nomeação recente de um dos advogados de defesa, que pediu mais tempo para consultar o processo.

Em julgamento estão quatro arguidos (dois portugueses e dois espanhóis), com idades entre os 42 e 60 anos, que respondem por crimes de fraude na obtenção de subsídio e burla qualificada.

O principal arguido é o ex-presidente da empresa Álvaro Oliveira Marques, que foi detido pela Polícia Judiciária, em 2005.

O antigo gestor da Reficel estava também indiciado por falência danosa mas os factos em causa prescreveram no ano passado.

Segundo o Ministério Público (MP), em 1998, Álvaro Oliveira Marques decidiu em colaboração com outros dois arguidos, apropriar-se de um subsídio de 1,5 milhões de euros através do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Com o intuito de iludir os funcionários do IAPMEI, o ex-gestor terá integrado no projeto de candidatura a aquisição de equipamentos industriais usados que já existiam na empresa, dando a entender que se pretendia adquirir equipamentos novos, refere o MP.

A Reficel, que veio a ser declarada falida, destinava-se à produção de pasta reciclada branqueada, aproveitando as antigas instalações da Celulose do Caima, em Albergaria-a-Velha.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.