Ministro da Saúde está a trabalhar em concurso para especialidades "em falta"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 abril (Lusa) - O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou hoje que quer ver especialidades que estão "em falta" nos hospitais portugueses a serem alvo de um "concurso", destacando a anestesiologia que "deve acompanhar a qualidade dos blocos operatórios" nacionais.

"A anestesiologia é uma prioridade para nós, porque sem ela não funcionam os blocos operatórios. Há uma grande capacidade dos hospitais públicos e uma grande qualidade de cirurgiões e por vezes falta alguém da equipa de anestesistas", disse Paulo Macedo.

O ministro falava de novos concursos para a área da Saúde, tendo admitido que existem "especialidades hospitalares com falta de profissionais", entre as quais a anestesiologia e a radioterapia.

"Vamos começar a trabalhar num concurso para as especialidades em que temos especialmente falta. Temos, ao longo dos anos, especialidades em que nunca tivemos o número suficiente de médicos", referiu o ministro da Saúde.

Paulo Macedo falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia de homenagem aos Bombeiros de Portugal que decorreu, esta tarde, no Hospital da Prelada, no Porto, com a participação, também, do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que garantiu estar "atento" à necessidade de "acautelar" a operacionalidade nesta área.

"Estamos a fazer tudo o que podemos para reforçar as componentes da formação [de bombeiros]. Esperemos que uma parte importante do dispositivo tenha os equipamentos de proteção individual mais modernos e mais eficazes este ano", referiu Miguel Macedo.

Já durante a cerimónia, o ministro da Administração Interna vincou o exemplo "extraordinário de entrega aos valores de solidariedade" dos bombeiros e a "qualidade humana" dos profissionais de saúde que foram chamados a prestar auxilio nos incêndios do verão passado.

Paulo Macedo também elogiou os profissionais da Prelada, assim como de outras unidades de saúde que receberam e trataram vítimas de incêndios, nomeadamente nos meses de verão, um período ao qual o ministro da Saúde chamou de "situação de exceção", pelo número de casos de morte de bombeiros.

Hoje a Santa Casa de Misericórdia do Porto (SCMP) aproveitou para entregar uma medalha a Vítor Ribeiro, bombeiro da corporação de voluntários de Miranda do Douro, o único sobrevivente de um total de quatro bombeiros internados no último verão na Prelada após incêndios.

O provedor da SCMP, António Tavares, e o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, usaram palavras como "gratidão" e "saudade" para descrever a classe humanitária hoje homenageada.

A comitiva pode visitar a Unidade de Queimados do Hospital da Prelada que conta, de acordo com os responsáveis, com seis camas monitorizadas, registando uma média de cem doentes por ano.

PYT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.