Covid-19: Madeira com sete casos ativos sem necessidade de cuidados hospitalares

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 05 jun 2020 (Lusa) - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira - IASAÚDE revelou hoje que se mantêm os 90 casos de covid-19, 83 dos quais já recuperaram, sendo agora sete os casos ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares.

"Até ao dia 05 de junho, foram notificados 1.543 casos suspeitos de covid-19, dos quais, 1.453 não se confirmaram. Mantêm-se os 90 casos confirmados contabilizados na Região Autónoma da Madeira, 83 dos quais são casos recuperados (mais dois novos recuperados desde quarta-feira) e sete casos ativos, que permanecem sem necessidade de cuidados hospitalares", refere o boletim epidemiológico do IASAÚDE.

A autoridade de saúde regional adianta que são "634 as pessoas acompanhadas pelas autoridades de saúde nos vários concelhos da região, 415 pessoas em vigilância ativa e 219 em autovigilância".

"No que respeita ao caso positivo identificado, no dia 01 de junho, no aeroporto da Madeira, contabilizado na região Centro, salienta-se que o doente permanece na região, estando em isolamento em unidade hoteleira dedicada a confinamento", indicou o IASAÚDE.

A investigação epidemiológica "está a cargo das autoridades de saúde da região Centro" em articulação com as autoridades de saúde da Madeira.

O total de amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde - SESARAM é, até à data, 16.377, sendo o número de utentes alvo de teste à covid-19 no arquipélago de 14.893.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 391 mil mortos e infetou mais de 6,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.465 pessoas das 33.969 confirmadas como infetadas, e há 20.526 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.