Covid-19: Vasco Cordeiro valoriza "extraordinária vitória" dos açorianos mas pede cautelas

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 05 jun 2020 (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, valorizou hoje a "extraordinária vitória" dos açorianos face à covid-19, no dia em que a região deixou de ter casos ativos da doença, mas pediu cautelas e unidade.

"Esta é uma excelente notícia e quero, em primeiro lugar, felicitar o povo açoriano, e, em especial, todos aqueles que, em qualquer posição e a qualquer título, tornaram possível esta extraordinária vitória. Este tem sido um caminho longo e árduo, inclusive com perda de vidas, as quais, neste momento, não podem deixar de ser lembradas. Vencemos mais uma etapa, mas é muito importante que não nos iludamos: este caminho ainda não terminou", declarou o governante.

Vasco Cordeiro escreveu na sua página Facebook algumas considerações a propósito da notícia de hoje da Autoridade de Saúde Regional, que confirmou a recuperação da única doente que ainda estava infetada nos Açores.

Para o presidente do executivo açoriano, é preciso "ter sempre presente a probabilidade de surgimento de novos casos", e, como tal, "é essencial" não se descurar "os cuidados e as recomendações das autoridades de saúde" na conduta diária.

"Estamos já embrenhados na luta seguinte de reerguer a nossa economia, de preservar o emprego, de garantir o apoio aos mais fragilizados, de retomar o progresso e o desenvolvimento de todas e cada uma das nossas ilhas. Para essa tarefa, todos estamos convocados", acrescentou ainda.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde revelou que foram realizadas 343 análises na região nas últimas 24 horas, nenhuma revelando novos casos positivos de covid-19.

Registou-se, por seu turno, a "última recuperação de infeção por SARS-CoV-22", indicando tratar-se de uma mulher, com 40 anos, residente na ilha de São Miguel.

"A Região Autónoma dos Açores fica, assim, sem qualquer caso positivo ativo de infeção", destaca a autoridade.

Até ao momento, foram detetados na região um total de 146 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 130 recuperados e 16 óbitos.

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.