Risco muito alto de exposição à radiação UV na Madeira e Porto Santo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 abr (Lusa) -- A Madeira e o Porto Santo apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 20 regiões do país apresentam valores altos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No caso da Madeira e do Porto Santo, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA indica ainda que as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam valores muito altos de radiação UV.

Para as regiões com valores altos, o IPMA aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho até ao início da tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste, nas terras altas até ao meio da tarde, neblina ou nevoeiro e pequena descida da temperatura mínima no litoral.

No centro e sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, em especial a norte do Cabo Raso, e aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de norte no litoral oeste a partir da tarde e de sudoeste nas terras altas da região centro até ao meio da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima no litoral da região centro e pequena subida da máxima.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aumentando de nebulosidade para o final do dia, vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante leste a partir do início da tarde, sendo do quadrante sul zonas montanhosas.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, vento moderado e aguaceiros fracos e pouco frequentes nos grupos central (Pico, Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa) e oriental (São Miguel e Santa Maria).

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Castelo Branco prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, em Évora 26, Beja e Faro 25, Porto e Viana do Castelo 17, Guarda 18, Bragança, Viseu, Vila Real e Coimbra, 20, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 15, Ponta Delgada 16 e Funchal 22.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.