Covid-19: Açores têm um só caso ativo mas Vasco Cordeiro recusa "euforias desnecessárias"

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 03 jun 2020 (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, recusou hoje "euforias desnecessárias" a propósito do combate à covid-19, mesmo tendo atualmente a região apenas um caso ativo da doença.

"Agora é hora de nos mantermos juntos, para retomarmos, com confiança e empenho, o trajeto económico e de desenvolvimento que vínhamos trilhando. Com calma e sem euforias desnecessárias, daqui do Corvo, uma das ilhas que não teve casos covid-19, digo-vos que vai correr tudo bem! Mantenham-se seguros", declarou o governante na sua página no Facebook.

Vasco Cordeiro está hoje na ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, no âmbito da ronda de contactos que está a efetuar por todas as ilhas a propósito da pandemia de covid-19.

Na mensagem no Facebook, o chefe do executivo regional sublinhou que "os Açores, as açorianas e os açorianos uniram-se a favor de um bem comum", a saúde de todos, e agora, no "processo de relançamento" da economia, é importante todos estarem novamente "unidos e mobilizados".

O Corvo, a par das Flores e Santa Maria, foi uma das ilhas que não registou nenhum caso de covid-19 desde o começo da pandemia.

Curiosamente, também o líder do PSD nos Açores, José Manuel Bolieiro, encontra-se hoje naquela ilha do grupo ocidental da região.

Os Açores tiveram, nas últimas 24 horas, uma recuperação de infeção por SARS-CoV-2, de um doente do Nordeste, em São Miguel, ficando "extinta a última e maior cadeia de transmissão local registada na região".

No seu comunicado diário, a Autoridade de Saúde Regional informa que "as 296 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19" e há ainda a registar "uma recuperação de infeção por SARS-CoV-2", que corresponde a uma mulher com 45 anos, residente na ilha de São Miguel, profissional no lar de idosos do Nordeste.

"Com o caso de recuperação registado, o concelho do Nordeste fica sem casos positivos ativos e é extinta a última e maior cadeia de transmissão local registada na Região Autónoma dos Açores", refere a Autoridade de Saúde açoriana.

Este é o 16.º dia seguido no arquipélago sem novos casos de covid-19, havendo apenas um caso positivo ativo, de uma pessoa residente em São Miguel.

Até ao momento, foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 129 recuperados e 16 óbitos.

PPF (APE) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.