Clubes contestatários a Mário Figueiredo vão fazer "participação criminal"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 04 abr (Lusa) -- Os clubes que hoje foram impedidos de entrar na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vão "participar criminalmente" de dirigentes da instituição e pedir, "com caráter de urgência", uma reunião à Procuradoria-Geral da República.

Contestatários à continuidade de Mário Figueiredo na presidência da LPFP, 16 clubes tentaram reunir na sede da instituição, mas foram surpreendidos com os serviços encerrados, acabando por se agrupar por baixo de um toldo de uma bomba de gasolina: chamaram a Polícia de Segurança Pública (PSP) para tomar conta da ocorrência.

Os clubes, que insistem que a LPFP está a funcionar de forma "ilegal", vão apresentar "participação criminal" contra o presidente da Liga, Mário Figueiredo, a vogal da comissão executiva Andreia Couto e o presidente da assembleia-geral, Carlos Deus Pereira, "pelos atos praticados, que, nomeadamente, integrarão a prática de crimes de abuso de poder".

Em comunicado de cinco pontos, redigidos na reunião que posteriormente prosseguiu em unidade hoteleira no Porto, onde havia começado horas antes, os clubes vão igualmente "participar junto do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (e à própria FPF), a fim de apurar as respetivas responsabilidades disciplinares decorrentes destes atos".

Os contestatários querem ainda "alertar a opinião pública e todos os atuais e potenciais parceiros comerciais de que a LPFP se encontra a funcionar de forma irregular, sem orçamento aprovado".

Entre os dirigentes hoje presentes estavam os presidentes Pinto da Costa (FC Porto), Júlio Mendes (Vitória de Guimarães), Rui Alves (Nacional) e José Eduardo Simões (Académica).

JYA/RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.