Iluminação pública com tecnologia de LED inteligente testada em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 02 abr (Lusa) - Um sistema de iluminação pública inteligente, com lâmpadas LED que acendem apenas quando há movimento, permitindo poupar até 80%, está a ser testado em Aveiro, em Bordéus (França) e em Riga (Letónia).

Em Aveiro, disse hoje fonte universitária, o sistema está a ser testado na ponte pedonal do Crasto, no Campus da Universidade de Aveiro, onde foi instalado um sistema de iluminação progressiva, sensível à passagem dos utilizadores.

A solução, "energeticamente eficiente" está a ser testada em cenários reais do "dia-a-dia" e validada durante um ano em três instalações pilotos, cada uma com 30 a 50 luminárias em rede. Além da ponte do Crasto, em Aveiro, está também em teste a iluminação de uma rua citadina de Bordéus, em França, e uma área na Universidade Técnica de Riga, na Letónia.

Os testes estão a ser feitos no âmbito do projeto "LITES" que reúne um consórcio de quatro parceiros académicos: Universidades de Aveiro (Portugal), Técnica de Riga (Letónia), Toulouse (França) e Politécnico de Torino (Itália).

O consórcio é ainda participado pelo município de Bordéus e por um parceiro industrial do setor da iluminação, a ThornLighting, empresa subsidiária do grupo Zumtobel.

A solução proposta apresenta um sistema de iluminação pública inteligente recorrendo a dispositivos de estado sólido, nomeadamente Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês "Light Emitting Diode"), de forma a reduzir o consumo energético.

A inovação do projeto inteligente é o controlo integrado do escurecimento da luz para garantir uma queda significativa do consumo de energia, respeitando integralmente as normas europeias de segurança que regem a categoria dos locais públicos a iluminar.

O elemento central da solução reside no escurecimento ativo e dinâmico da luz em função das condições ambiente, através de um conjunto de sensores embutidos que mede luz ambiente, temperatura, corrente e deteta movimento.

Os dados de saída dos sensores são processados pela inteligência integrada permitindo uma melhor regulação dos níveis de luz.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.