Covid-19: Palco 13 lança campanha "nosSOS" para profissionais de teatro em dificuldade

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 abr 2020 (Lusa) -- A companhia de teatro Palco 13, com sede em Cascais, está a realizar uma campanha de angariação de bens alimentares e donativos em dinheiro para profissionais que estejam em dificuldades nas zonas de Cascais, Sintra, Oeiras e Lisboa.

Os primeiros 53 cabazes angariados -- que incluem bens alimentares e outros -- vão ser entregues hoje, anuncia a companhia na sua página do Facebook.

"O nosso maior inimigo tem sido a vergonha. Esta iniciativa está construída para que a confidencialidade seja total e para que responda a todas as necessidades de quem precisa (vegetarianos, alimentação infantil, alimentação para animais, medicação)", lê-se numa publicação da companhia no Facebook, a propósito da campanha "nosSOS".

A Lusa contactou a Palco 13 a propósito desta campanha esporádica, com o mote "nosSOS", mas a companhia não quis pronunciar-se sobre a iniciativa.

Os donativos em dinheiro podem ser feitos por transferência bancária para o IBAN PT50002300004543687318294 ou através de MbWay, pelo número de telemóvel 917046197.

Os bens serão entregues a profissionais de teatro das zonas de Cascais, Sintra, Oeiras e Lisboa, que façam chegar pedidos à companhia.

"Somos profissionais de teatro e, em tempo de crise, achamos que não podemos deixar de fazer qualquer coisa a favor dos nossos colegas de profissão. Sabemos que, por causa de espetáculos interrompidos, cancelados e da suspensão de toda a atividade, há quem esteja a passar por dificuldades, e os apoios à classe artística têm sido o que se sabe", refere a mensagem da companhia.

A Palco13 decidiu então criar um apoio esporádico -- "faremos duas entregas", afirma -- que se traduz em cabazes de alimentos essenciais.

A entrega será feita "a quem dos nossos colegas nos pedir", mediante "absoluta confidencialidade" e levados "à porta de quem nos pedir ajuda", escreve a Palco13 na sua página da no Facebook.

A companhia tem também um formulário de contacto no qual, quem solicitar ajuda, pode mencionar os bens de que necessita.

A Palco13 nasceu em abril de 2010, no concelho de Cascais, tendo posto em cena 31 textos -- numa média de três espetáculos por ano -, como "Muralhas de Elsinore", de Hugo Barreiros, "Dois Reis e Um Sonho", de Natália Correia, "O Pranto de Maria Parda", de Gil Vicente, e "Ricardo II", de William Shakespeare, a par de uma programação paralela para o público infantil.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.