Covid-19: Agência Nacional de Inovação apoia três projetos de combate à pandemia com 2,7 ME

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 24 abr 2020 (Lusa) -- A Agência Nacional de Inovação (ANI) vai apoiar três projetos de resposta à covid-19, de produção de equipamentos de proteção, desenvolvimento de ventiladores e de testes de diagnóstico, com 2,7 milhões de euros, de acordo com um comunicado.

"São três iniciativas nacionais, lideradas pelo CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, pelo CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e pelo iBET -- Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica", indicou hoje a ANI, vincando que o objetivo é "autonomizar a resposta de Portugal ao surto de covid-19, contribuir para mobilizar as cadeias de produção do país e projetar a capacidade nacional de exportação deste tipo de produtos".

O montante mais elevado, de 2,6 milhões de euros, foi para o projeto "Atena", do CEiiA, "para a conceção, produtização e industrialização de um ventilador médico invasivo de montagem simples e produção descentralizada, para ambiente hospitalar, com conceção, teste e preparação do processo de industrialização em Portugal".

A industrialização está prevista para setembro, sendo que o CEiiA "estima que, já este ano, seja possível produzir um total de 1.500 ventiladores, com a previsão de uma forte componente de exportação nos anos seguintes".

Com 40 mil euros, a ANI distinguiu ainda a iniciativa da iBET para a "disponibilização de testes à covid-19 mais rápidos e baratos, que permitiriam aumentar a capacidade instalada até seis vezes em todo o mundo".

Os restantes 77 mil euros foram para o projeto "Calçado Solidário @FOOTURE, liderado pelo CTCP, que mobiliza e envolve empresas do 'cluster' do calçado e dos setores dos componentes plásticos e da moda e tem como principal objetivo a certificação de equipamentos de proteção individual, incluindo calçado, máscaras e viseiras", segundo o comunicado.

Segundo o presidente da ANI, Eduardo Maldonado, citado na mesma nota, "este financiamento é essencial para apoiar projetos inovadores com aplicabilidade no curto prazo, sem prejuízo do rigor científico, não só para melhorar e aumentar a capacidade do [...] SNS [Serviço Nacional de Saúde], mas também para envolver as empresas nacionais, neste momento a viver uma crise económica".

Para Maldonado, estes projetos não só são importantes como resposta imediata à crise "como também de uma perspetiva de reforço da própria segurança e soberania nacionais".

Esta iniciativa, a "INOV 4 COVID19", foi lançada recentemente pela ANI, para centros de interface e laboratórios colaborativos.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde

ALYN // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Associação de Informática do Centro em Coimbra pode ser transformada em empresa intermunicipal

A direção da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) deverá apresentar uma proposta no primeiro semestre de 2025 para transformação em empresa intermunicipal para poder ser competitiva na atração de trabalhadores especializados, afirmou o seu presidente.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.