Covid-19: U.Porto disponibiliza testes serológicos a quem retormar atividades presenciais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 22 abr 2020 (Lusa) -- A Universidade do Porto vai, a partir do mês de maio, disponibilizar gratuitamente testes serológicos a todos os docentes, trabalhadores não docentes e estudantes que necessitem de retomar as atividades presenciais nas instalações da instituição, anunciou hoje o reitor.

"Fundamentalmente, vamos ficar com uma caracterização imunológica bem definida desta população e ter a oportunidade de ir seguindo ao longo do tempo, de forma, a termos uma imagem muito precisa de como evolui a imunidade. Assim, ficamos com o nosso próprio retrato que é uma coisa extremamente importante", sublinhou António de Sousa Pereira.

Em declarações à Lusa, o reitor da Universidade do Porto (UP) afirmou que durante os próximos 15 dias, vão avaliar vários testes serológicos, por forma a escolher um, cuja "confiança seja elevada".

"Vão ser estudados numa primeira fase, vamos testar num grupo de doentes comprovadamente com covid-19 e comparar com sangues que temos armazenados com cinco anos de idade de pessoas que nunca tiveram covid-19 para tentar perceber a fiabilidade do teste", explicou.

Depois da validação, os testes serológicos vão estar disponíveis, de forma gratuita, para todos os docentes, pessoal não docente e estudantes que necessitem de retomar as atividades presenciais nas instalações da UP.

"Só os estudantes que tem necessidades comprovadas, como trabalhos práticos, laboratoriais ou estágios é que poderão fazer os testes, os que estão em casa, nesta fase, ficam foram deste trabalho", referiu, acrescentando, no entanto, que, entre funcionários e professores, os testes vão abranger "mais de quatro mil pessoas".

Nesse sentido, vai ser elaborado, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), um calendário que, previamente, vai determinar os dias em que a comunidade académica pode fazer o teste serológico na sua unidade orgânica.

"Tendo em conta os números de infeção em Portugal, não é espetável encontrarmos muita gente com imunidade ao vírus, mas veremos", concluiu o reitor.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 179 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 785 mortos associados à covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.