Covid-19: Município da Batalha aprova meio milhão de euros para revitalizar economia local

| País
Porto Canal com Lusa

Batalha, Leiria, 20 abr 2020 (Lusa) -- O Município da Batalha anunciou hoje a aprovação de um plano financeiro de meio milhão de euros para apoiar a revitalização da economia local daquele concelho do distrito de Leiria.

Considerando que a pandemia do novo coronavírus terá "impactos gravíssimos na saúde" e "consequências ainda incalculáveis na economia e no emprego", a Câmara da Batalha aprovou na reunião de hoje um plano financeiro, que prevê um investimento direto de meio milhão de euros, refere uma nota de imprensa.

O Município da Batalha, liderado por Paulo Batista Santos, considera que este impacto económico irá atingir a "qualidade de vida e o bem-estar das famílias e a sustentabilidade das empresas".

Por isso, esta medida financeira será concretizada no imediato "através da antecipação dos pagamentos a fornecedores locais, retoma do plano de obras previstas, aquisição de fornecimentos, prestação de serviços", assim como avançando com apoios e prestações socioculturais, decisões com impacto na atividade económica e emprego locais.

A mesma nota revela que, nesta decisão, foram confirmados a realização de investimentos no valor global de 2,2 milhões de euros, nomeadamente, entre outros, a requalificação do antigo campo de futebol para Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, a requalificação do Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a reabilitação de pavimentos e estradas, a substituição da conduta de água e a reabilitação edifício "Casa da Obra" para residência de estudantes.

"Ainda estamos fortemente empenhados em combater a evolução da covid-19, havendo investimentos importantes a realizar no apoio às famílias, no acompanhamento dos idosos e para o reinício das aulas. No entanto, é essencial revitalizar a economia local e manter os empregos", salientou Paulo Batista Santos.

Para o presidente, "tão importante como prevenir o contágio da covid-19, será relançar a vida em sociedade, com as precauções necessárias, mas garantindo condições de sustento para as famílias e de sobrevivência para as empresas".

Na mesma reunião, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um voto de louvor e agradecimento aos "heróis do momento": profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, proteção civil e operacionais do ambiente, "que estão a dar o seu melhor na linha da frente".

A pandemia de covid-19 já levou ao Município da Batalha a ativar o Plano Municipal de Emergência e tomar outras medidas com o objetivo de minimizar os riscos e os danos de quem vive e trabalha no concelho.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

 

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.