João Sousa reforça estatuto de melhor tenista português e entra no "top-40"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 31 mar (Lusa) -- João Sousa reforçou hoje a condição de melhor tenista português de sempre ao figurar no 38.º posto do "ranking" mundial, conquistando quatro posições relativamente à última lista do circuito profissional.

Depois de ter chegado à terceira ronda do Masters 1000 de Miami, João Sousa conseguiu o feito inédito de entrar no grupo dos 40 melhores do Mundo, numa classificação que continua a ser comandada pelo espanhol Rafael Nadal.

Apesar de derrotado pelo sérvio Novak Djokovic na final de Miami, Nadal continua a liderar a hierarquia com algum conforto, agora com uma vantagem de 1.920 pontos sobre o sérvio, que na anterior classificação estava a 2.230 pontos de distância.

Na elite do "top-10", o maior salto foi protagonizado pelo checo Tomas Berdych, forçado a abdicar das meias-finais de Miami devido a lesão, uma "baixa" forçada que não impediu o "carrasco" de João Sousa no torneio da Florida a igualar a sua melhor classificação de sempre: o quinto posto.

No "ranking" feminino, a norte-americana Serena Williams reforçou a liderança na lista graças à vitória em Miami, precisamente depois de uma final contra a sua perseguidora na classificação, a chinesa Na Li.

Williams comanda a classificação com uma vantagem confortável de 5.075 pontos sobre a chinesa, vencedora do primeiro "Grand Slam" da temporada, na Austrália.

Entre as portuguesas, Michelle de Brito subiu dois degraus e surge esta semana no 124.º lugar, enquanto Maria João Koehler fez o caminho inverso, descendo uma posição, o que a coloca hoje no 213.º posto.

NF // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.