Covid-19: Feira com terceiro centro de testes em Mozelos apto a realizar 50 por dia

Covid-19: Feira com terceiro centro de testes em Mozelos apto a realizar 50 por dia
| País
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira tem a funcionar um terceiro centro de testes para rastreio de covid-19, anunciou esta sexta-feira a autarquia local, que instalou essa estrutura no centro de saúde de Mozelos, apto a realizar 50 testes diários.

Neste novo espaço nesse concelho do distrito de Aveiro a ficar exclusivamente dedicado à recolha de amostras biológicas para deteção da nova doença, os testes são encaminhados diretamente para o Hospital de Vila Nova de Gaia.

"Com o centro de testes do [espaço de congressos] Europarque, o outro que entra em funcionamento na próxima semana no Pavilhão de Fiães, este agora de Mozelos e ainda os exames que andamos a fazer com equipas móveis nos lares de idosos, a nossa capacidade interna passa a ser de mais de 400 testes por dia", declarou à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

A unidade de Mozelos era uma das que ficou temporariamente encerrada após a reconfiguração da rede de cuidados primários levada a cabo pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira e Arouca no início da pandemia.

Entretanto, a Administração Regional de Saúde do Norte manifestou interesse em instalar novos centros de rastreio no território confinante com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, dada a sua disponibilidade assegurar os respetivos resultados laboratoriais, e o ACES Feira Arouca respondeu ao apelo propondo a instalação da nova estrutura em Mozelos, no extremo norte do concelho.

Essa contextualização é do presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, José Carlos Silva, que realça que o novo centro de testes, "por não envolver nenhum laboratório privado, só vai trabalhar com utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem aceitar receita de privados".

A readaptação da unidade de saúde de Mozelos aos requisitos sanitários para recolha de amostras biológicas foi executada rapidamente, "no espaço de apenas um dia", e a estrutura funcionará agora de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 14:00.

José Carlos Silva informa que os interessados que disponham da devida prescrição pelo seu médico de família devem fazer a marcação do teste previamente, sendo que, após a recolha no horário combinado, o transporte das colheitas para o Hospital de Gaia será assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Lourosa.

A Direção-Geral de Saúde atribuiu hoje ao concelho da Feira 311 infetados por covid-19 entre os seus mais de 139.300 habitantes. A 09 de abril, antes de a tutela dar instruções para que os delegados de saúde locais deixassem de disponibilizar às autarquias quaisquer dados sobre a evolução epidemiológica da doença, já a Câmara da Feira registava seis óbitos no território.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais quase 145.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 465.000 foram já dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da DGS indicava 657 óbitos entre 19.022 infeções confirmadas. Entre esses doentes, 1.284 estão internados em hospitais, 519 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, a 19 de março, o estado de emergência em todo o país, o que vigora até às 23:59 do dia 02 de maio.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.