Covid-19: Feira com terceiro centro de testes em Mozelos apto a realizar 50 por dia
Porto Canal com Lusa
Santa Maria da Feira tem a funcionar um terceiro centro de testes para rastreio de covid-19, anunciou esta sexta-feira a autarquia local, que instalou essa estrutura no centro de saúde de Mozelos, apto a realizar 50 testes diários.
Neste novo espaço nesse concelho do distrito de Aveiro a ficar exclusivamente dedicado à recolha de amostras biológicas para deteção da nova doença, os testes são encaminhados diretamente para o Hospital de Vila Nova de Gaia.
"Com o centro de testes do [espaço de congressos] Europarque, o outro que entra em funcionamento na próxima semana no Pavilhão de Fiães, este agora de Mozelos e ainda os exames que andamos a fazer com equipas móveis nos lares de idosos, a nossa capacidade interna passa a ser de mais de 400 testes por dia", declarou à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.
A unidade de Mozelos era uma das que ficou temporariamente encerrada após a reconfiguração da rede de cuidados primários levada a cabo pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira e Arouca no início da pandemia.
Entretanto, a Administração Regional de Saúde do Norte manifestou interesse em instalar novos centros de rastreio no território confinante com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, dada a sua disponibilidade assegurar os respetivos resultados laboratoriais, e o ACES Feira Arouca respondeu ao apelo propondo a instalação da nova estrutura em Mozelos, no extremo norte do concelho.
Essa contextualização é do presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, José Carlos Silva, que realça que o novo centro de testes, "por não envolver nenhum laboratório privado, só vai trabalhar com utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem aceitar receita de privados".
A readaptação da unidade de saúde de Mozelos aos requisitos sanitários para recolha de amostras biológicas foi executada rapidamente, "no espaço de apenas um dia", e a estrutura funcionará agora de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 14:00.
José Carlos Silva informa que os interessados que disponham da devida prescrição pelo seu médico de família devem fazer a marcação do teste previamente, sendo que, após a recolha no horário combinado, o transporte das colheitas para o Hospital de Gaia será assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Lourosa.
A Direção-Geral de Saúde atribuiu hoje ao concelho da Feira 311 infetados por covid-19 entre os seus mais de 139.300 habitantes. A 09 de abril, antes de a tutela dar instruções para que os delegados de saúde locais deixassem de disponibilizar às autarquias quaisquer dados sobre a evolução epidemiológica da doença, já a Câmara da Feira registava seis óbitos no território.
O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais quase 145.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 465.000 foram já dados como recuperados.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da DGS indicava 657 óbitos entre 19.022 infeções confirmadas. Entre esses doentes, 1.284 estão internados em hospitais, 519 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, a 19 de março, o estado de emergência em todo o país, o que vigora até às 23:59 do dia 02 de maio.