Covid-19: Hotéis e confeções ajudam a instalar 74 camas em Bragança

Covid-19: Hotéis e confeções ajudam a instalar 74 camas em Bragança
| Norte
Porto Canal com Lusa

O maior hotel de Bragança cedeu 74 camas para a instalação de uma enfermaria de acolhimento de doentes covid-19 no pavilhão municipal, que foi ainda equipada com outras ajudas particulares, divulgou esta quinta-feira, o município.

O espaço está pronto a ser utilizado e, além das instalações sanitárias e da climatização existentes no pavilhão municipal, é constituído por 14 enfermarias individuais, oito com seis camas, três com quatro, dois consultórios e uma área de triagem, segundo a Câmara de Bragança, promotora da iniciativa.

A autarquia contou a solidariedade local para equipar a enfermaria com 74 camas cedidas pelo Hotel São Lázaro, com as devidas distâncias de segurança, e com a roupa de cama necessária, como jogos de lençóis e almofadas produzidos propositadamente e a título gratuito pela empresa Piubelle.

O Hotel Classis e a Obra Social Padre Miguel (IPSS) contribuíram também com cobertores e edredons.

Esta solução pretende alargar a resposta local à pandemia, segundo o município, e serve de completo ao hospital de campanha instalado junto à unidade hospitalar de Bragança e que ainda não foi utilizado.

“Apesar de não ter sido construído para o efeito, o Pavilhão servirá de forma competente este nobre propósito, já que ali puderam ser instaladas, graças ao seu amplo espaço interior, várias enfermarias para isolamento de doentes”, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias.

O autarca destaca a “grande solidariedade e capacidade de responder positivamente a esta missão” para mitigar os efeitos da pandemia por parte das empresas, particulares e instituições locais.

Para a instalação da enfermeira, o pavilhão municipal “foi coberto com uma tela própria para o efeito e toda a infraestrutura desinfetada, por forma a garantir as melhores condições de utilização”.

Junto ao pavilhão municipal está a aberto há alguns dias um Centro de Testes covid-19 a que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ainda não recorreu por não ter esgotado a capacidade de resposta pública.

Se não for encaminhada pelo SNS, qualquer pessoa que pretenda fazer, por iniciativa própria, o teste da infeção do novo coronavírus neste centro de testes terá de pagar 115 se não for encaminhada pelo SNS.

A Câmara de Bragança tem contado com a solidariedade local para várias campanhas que tem lançado, nomeadamente a produção de máscaras que costureiras e alfaiates e outros particulares têm costurado e têm permitido a distribuição de mais de 10 mil máscaras por instituições do concelho.

O concelho de Bragança regista 88 casos de infeção confirmados pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o relatório oficial, Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.