Brasil compra 'drone' para vigiar 12 estádios do Mundial

| Desporto
Porto Canal / Agências

São Paulo, Brasil, 29 mar (Lusa) -- A Força Aérea Brasileira adquiriu sexta-feira um avião não pilotado, conhecido como 'drone' , que será utilizado na vigilância dos 12 estádios onde vai ser disputado o Mundial de Futebol entre 12 de junho e 13 de julho.

O avião, modelo Hermes 900, pode voar a uma altitude até 9.000 metros, tem uma autonomia de 30 horas de voo e está equipado com uma dezena de câmaras de longo alcance, explicou o chefe da logística da Força Aérea, Ricardo Mangrich.

O Hermes 900, do fabricante israelita Elbit Systems, já é utilizado pelas forças aéreas do México, Colômbia e Chile e é mais eficaz no seu desempenho que o Hermes 450, modelo mais pequeno com quatro exemplares já a operar no Brasil desde 2011 em operações de combate ao tráfico de droga, mercadorias e pessoas nas regiões fronteiriças.

O contrato de aquisição, no valor equivalente a 5,81 milhões de euros, inclui suporte técnico para as 10 pessoas necessárias à operação do avião, garantias de peças do 'drone' que será controlado pelo esquadrão Horus, com sede em Santa Maria, cidade de Rio Grande do Sul, estado fronteiro com a Argentina e o Uruguai.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

Saco Azul: Ministério Público quer Benfica julgado por fraude de milhões

O Ministério Público (MP) quer que a SAD do Benfica, a Benfica Estádio, também o antigo presidente Luís Filipe Vieira e os elementos da anterior administração, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, bem como José Bernardes sejam julgados no processo Saco Azul, que visa o Benfica desde 2018.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.