Covid-19: Perto de 300 profissionais de saúde já foram testados nos Açores
Porto Canal com Lusa
Ponta Delgada, Açores, 12 abr 2020 (Lusa) - Um total de 287 profissionais de saúde dos Açores foram já testados à covid-19 e 19 tiveram resultado positivo, avançou hoje a Autoridade de Saúde regional.
Em conferência de imprensa, o responsável da autoridade, Tiago Lopes, sublinhou que os 19 casos positivos se dividem entre a ilha do Faial (um caso) e a ilha de São Miguel (18 casos).
No total, contraíram o novo coronavírus em São Miguel oito assistentes, sete enfermeiros, dois médicos e uma técnica superior de diagnóstico, acrescentou Tiago Lopes.
No Faial, foi infetado um enfermeiro.
Os Açores registaram hoje mais uma morte associada à covid-19, elevando para quatro o número de vítimas mortais da pandemia na região.
Esta nova morte é a de uma mulher de 48 anos que tinha uma "série de patologias crónicas associadas, nomeadamente a nível respiratório", e já tinha estado internada no hospital de Ponta Delgada, acrescentou o responsável da autoridade.
Até hoje, foram detetados na região 94 casos de covid-19, verificando-se quatro recuperados, quatro óbitos e 86 casos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 52 em São Miguel, oito na Terceira, quatro na Graciosa, sete em São Jorge, dez no Pico e cinco no Faial.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou já 504 pessoas em Portugal, em mais de 16 mil casos de infeção, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
A nível global, a pandemia causou já mais de 109 mil mortos em 193 países e territórios, entre quase 1,8 milhões de pessoas infetadas.
PPF // ROC
Lusa/Fim