Covid-19: GNR mobiliza 300 efetivos e faz duas de operações "maior envergadura" na A28

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 09 abr 2020 (Lusa) - A GNR de Viana do Castelo tem 300 efetivos a controlar o cumprimento das novas restrições de circulação impostas pelo estado de emergência e vai realizar duas operações de "maior envergadura na A28", informou hoje aquela força policial.

Contactada pela agência Lusa, a propósito das restrições especiais de circulação a adotar entre hoje e a próxima segunda-feira, que proíbem deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, salvo em situações autorizadas, a fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a primeira operação vai decorrer na sexta-feira, na entrada da ponte nova de Viana do Castelo, no acesso à autoestrada A28, no sentido sul/norte, entre as 14:00 e as 18:00.

Já no domingo, a outra ação de fiscalização prevista na operação "Páscoa em Casa", irá ocorrer, entre as 09:00 e as 13:00, na saída de Neiva, da mesma autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto.

Segundo a fonte da GNR, "em cada umas das duas operações, estarão envolvidos cerca de 20 a 25 militares".

Questionado sobre o controlo na fronteira com a Galiza, a fonte explicou que "nos oito pontos do distrito de Viana do Castelo onde é proibida a passagem para o país vizinho, serão realizados patrulhamentos descontinuados, todos os dias e várias vezes".

Contactado pela Lusa, o comandante da PSP de Viana do Castelo, Rui Conde, adiantou que "todo o efetivo das esquadras de Viana do Castelo e Ponte de Lima, irá fiscalizar a mobilidade e acessos àqueles dois concelhos, bem como no seu interior, para averiguar do cumprimento das disposições legais em vigor".

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Miguel Alves, adiantou à Lusa que "a GNR e PSP tem assegurada uma ação conjunta de grande visibilidade, em vários locais do distrito, com particular enfoque para eixos de aproximação e saídas de vilas e cidades".

"Também está reforçada a presença em locais habitualmente de passeio, ações de fiscalização na A28, A27 e zonas de fronteira entre concelhos. A abordagem é ainda de grande pedagogia, mas as forças não hesitarão em caso de obediência às regras de confinamento social obrigatório", sustentou.

Até à meia-noite de 13 de abril, só é permitido circular para fora do concelho de residência habitual por questões de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa e em caso de desempenho das atividades profissionais admitidas.

Está impedida a concentração de pessoas na via pública, e as autoridades, incluindo as polícias municipais, podem "dispersar as concentrações superiores a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar".

Todos têm também o poder para ordenar o recolhimento no respetivo domicílio, bem como fiscalizar as pessoas que ficam em "confinamento obrigatório" nos hospitais ou nas residências, designadamente os doentes com covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa, correndo o risco de "crime de desobediência".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

ABC//LIL

Lusa/ Fim

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.