Covid-19: Plataforma reúne em três dias 48 produtores e comerciantes de Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 09 abr 2020 (Lusa) -- Uma plataforma para apoiar os produtores e comerciantes do concelho de Coimbra, disponibilizando "um ponto de encontro virtual" com os consumidores face à pandemia da covid-19, em funcionamento há três dias, reúne 48 operadores.

"Até ao final do terceiro dia de funcionamento [quarta-feira]", a plataforma, criada pela associação de desenvolvimento local Coimbra Mais Futuro, em parceria com a Câmara da cidade, já conta com 48 entidades de produção e comércio de produtos, sobretudo agroalimentares produzidos no município, disse à agência Lusa Regina Pinto, daquela associação.

Além disso, já manifestaram interesse em aderir ao projeto 12 outras entidades, cujas candidaturas estão a ser apreciadas pela Coimbra Mais Futuro, no sentido de verificar se reúnem as condições para integrar o projeto, adiantou a responsável.

A higiene, a segurança e a relação comercial são uma das maiores preocupações da associação, que insiste, por isso, na necessidade do rigoroso cumprimento das regras por parte dos aderentes à plataforma.

A plataforma abrange os mais diversos produtores e vendedores, desde produtores de galinhas autóctones a frutarias ou pastelarias, exemplifica Regina Pinto, sublinhando que este projeto também irá, por certo, servir para apoiar os pequenos produtores e lojas locais e divulgar os seus produtos.

A maior parte dos operadores registados disponibiliza a opção de entrega dos produtos no domicílio do comprador.

"Esperamos que depois [da pandemia da covid-19], quando se regressar à 'normalidade', os consumidores passem a comprar mais no comércio local" e a optar pela produção local, afirma.

A associação vai, entretanto, contactar os operadores do Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra -- cuja atividade tem sido penalizada pela pandemia e que em breve entrará em obras de remodelação --, designadamente no sentido de também usufruírem da plataforma.

Com uma página na internet -- https://coimbramaisfuturo.wixsite.com/semsairdecasa --, a plataforma permite que os consumidores acedam à lista de entidades que produzem ou comercializam produtos da mais diversa natureza", essencialmente do setor agroalimentar, que a Coimbra Mais Futuro vai alargar a outras áreas, como vestuário, por exemplo, igualmente destinada a pequenos produtores e lojistas.

Sob o lema "Sem sair de casa eu apoio a produção e o comércio local", a ferramenta digital permite que as compras sejam "efetuadas com opção de encomenda antecipada e, na sua maioria, com opção de entrega ao domicílio", sublinha a associação.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.