Covid-19: Utentes de lares da Comunidade da Beira Baixa estão todos a realizar testes

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 07 abr 2020 (Lusa) -- Todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) estão a realizar testes para despiste rápido à covid-19 aos utentes de lares, cidadãos não residentes e profissionais identificados como prioritários, foi hoje anunciado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Luís Pereira, explicou que foi decidido que cada um dos municípios avançava com o procedimento de aquisição dos testes.

"Inicialmente era para ser a CIMBB a liderar o processo. Contudo, cada um dos municípios avançou com o procedimento da aquisição dos testes e a contratação dos serviços com as empresas que os realizam", afirmou Luís Pereira.

Adiantou ainda que o processo em curso nos seis municípios que integram a CIMBB está a decorrer sem quaisquer constrangimentos, sendo que até agora não há a registar casos positivos à covid-19.

"Foi estabelecido entre os municípios um conjunto de prioridades [para a realização dos testes] em que os lares [utentes e profissionais] surgem na primeira linha, seguindo-se os profissionais de socorro e de segurança e todas as pessoas que vieram para os territórios [não residentes nos concelhos] nas últimas semanas", sublinhou.

O presidente da CIMBB e autarca de Vila Velha de Ródão realçou que o processo tem decorrido bem e adiantou que no caso do seu município os testes abrangem ainda as pessoas que trabalham no comércio local: "Só em Vila Velha de Ródão já foram feitos 325 testes até hoje e todos deram negativo".

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a domingo (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.