Três anos da cerca de Ovar. Autarquia fala em momentos difíceis e falta de apoio

| Norte
Porto Canal

Há exatamente três anos, a 18 de março de 2020, era decretado em Portugal, pela primeira vez em democracia, o estado de emergência. No entanto, um dia antes, a 17 de março de 2020, era decretada uma cerca sanitária em Ovar, distrito de Aveiro, para fazer face ao aumento do número de casos Covid-19. As entradas e saídas do município foram vedadas durante um mês.

Hoje em dia, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, admitiu que viveram uma situação complicada onde foi “extremamente difícil implementar as medidas numa fase inicial”.

Em declarações ao Porto Canal na Tarde Informativa deste sábado, o presidente contou que “houve momentos” em que tal situação não foi compreendida e apesar de “no dia 17 de março de 2020 só termos 20 casos de Covid-19, era um período em que esta pandemia era completamente nova para todos”.

O autarca afirmou que a decisão “por parte do Governo Central obrigou a todo o nosso tecido empresarial e industrial encerrar” e ainda a ver os “seus concorrentes em municípios ao lado trabalhar normalmente”. “Isto tudo criou problemas junto da Câmara, porque o Governo decretou, mas a Câmara é que teve de se ‘safar sozinha’”, acrescentou Salvador Malheiro.

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar falou ainda que apesar de existir “um diálogo fácil", através de um telefonema, com o Primeiro-Ministro e Ministra da Saúde,  “em termos concretos estavam muito distantes e todos os problemas caíam sobre a autarquia.

A nível nacional foram, ao todo, 218 dias de estado de emergência em situação de pandemia que afetou todos os portugueses.

O país enfrentou uma realidade nunca antes vivida, realidade que acabou por se repetir 15 vezes, com o último estado de emergência decretado pelo Presidente da República a terminar no dia 30 de abril de 2021.

+ notícias: Norte

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Gondomar. Homem com queimaduras graves após contacto com combustível

Um homem com cerca de 40 anos sofreu queimaduras graves na face, membros inferiores e superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, na Rua da Felgueira, na freguesia de Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, apurou o Porto Canal.