Covid-19: Doentes oncológicos preocupados com contágio atrasam pedido de ajuda médica

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 abr 2020 (Lusa) -- Os doentes oncológicos estão preocupados com a possibilidade de serem contagiados com a covid-19 nos hospitais, atrasam a procura da ajuda médica, consideram que a sua situação não é prioritária e sofrem com a falta de visitas de familiares.

Estas conclusões resultam de um estudo, dos médicos Paulo Luz e Luís Bretes, que apontam também que este doentes são mais suseceptiveis devido ao seu estado "imunodepressor sistémico".

As conclusões basearam-se numa análise retrospetiva a 1.590 doentes tratados na China e que foi publicado na Acta Médica Portuguesa, revista científica da Ordem dos Médicos, da autoria dos médicos.

No texto sobre "O Desafio de Tratar Doentes Oncológicos durante a Atual Pandemia Pela Covid-19" é destacado que os doentes têm várias preocupações nomeadamente o medo do contágio no hospital, fazendo com que os que necessitam de assistência médica não a procurem, além de poderem entender que a sua situação passou para um segundo plano devido ao adiamento de consultas e exames complementares.

É também destacado que a suspensão de visitas nos hospitais tem efeitos devastadores nos doentes, muitos em fim de vida.

"Por isso, é importante o contacto entre profissionais de saúde, doentes e familiares por outras vias como o telefone, correio eletrónico ou videochamadas", é sublinhado no artigo.

Nesta análise, os médicos referem que os doentes oncológicos são mais suscetíveis a infeções devido ao estado imunodepressor sistémico, apresentando um maior risco de infeção pelo novo coronavírus, salientando contudo que ainda existem dados bastante escassos no que diz respeito aos doentes oncológicos e como a infeção os pode afetar.

É referido que os médicos optam por regimes terapêuticos que não obrigam a diversas deslocações aos hospitais e por quimioterapia oral sempre que possível.

"Devemos tentar a todo o custo que não se suspendam tratamentos adjuvantes e por tanto, com intuito curativo. No entanto, pode surgir a necessidade de sermos mais criteriosos na prescrição de tratamentos em doentes metastáticos com algumas linhas de tratamento ou com diagnósticos nefastos", destaca é destacado.

Os médicos asseguram: "será sempre escolhido o melhor tratamento que podemos oferecer neste momento para o doente".

No que diz respeito aos profissionais de saúde, os médicos salientam que estes também têm medo de contagiar-se e de contagiar familiares e doentes.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.