Covid-19: Enfermeiros nos Açores acompanham situação com "preocupação"

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 02 abr 2020 (Lusa) - A Ordem dos Enfermeiros nos Açores disse hoje estar a acompanhar com "preocupação a situação" nos "serviços de saúde da região", alegando que "chegam diariamente" vários "relatos e denúncias" quanto à "falta de equipamentos de proteção individual".

"A secção regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros acompanha com preocupação a situação atual nos serviços de saúde da região, em especial tendo conta os vários relatos e denuncias que chegam diariamente relativo à falta de Equipamentos de Proteção Individual em algumas instituições, em alguns serviços", lê-se num comunicado enviado às redações.

No documento, a Ordem alerta que se "observa um número crescente de profissionais afetados, fazendo perigar a resposta que se quer adequada, atempada e articulada, em especial na fase que nos encontramos".

"Tendo por premissa que as intervenções de enfermagem são realizadas com a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro, julgamos urgente garantir o quanto antes um reforço dos equipamentos de proteção para todos os profissionais de saúde, em todas as valências", sublinha o presidente da Ordem dos Enfermeiros na região, Pedro Soares.

A Ordem diz compreender "a dificuldade em adquirir o material em quantidade devido a constrangimentos do mercado", mas frisa que "não pode deixar de alertar" para "a urgência" de chegada deste material e que "seja distribuído o mais rapidamente possível".

"Note-se que a falta destes equipamentos cria questões de segurança não só para os enfermeiros mas também para os utentes. Os enfermeiros estão com as populações e todos são precisos, não podemos ter enfermeiros infetados em grande número na região", alerta ainda a entidade.

Na quarta-feira a Autoridade de Saúde dos Açores adiantou que entre os doentes da covid-19 nos Açores existiam três profissionais de saúde infetados.

Hoje, no comunicado diário, a Autoridade de Saúde Regional informou que, em São Miguel, foram diagnosticadas três mulheres de 23, 45 e 48 anos, "profissionais de saúde, que estiveram em contacto com um caso positivo".

O Governo dos Açores decidiu hoje fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou hoje o líder do executivo.

Ficam interditadas, segundo Vasco Cordeiro, "as deslocações entre concelhos" a partir das 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de dia 17 de abril.

"Estas medidas aqui anunciadas pretendem salvaguardar a saúde pública, concretamente na ilha de São Miguel, mas só surtirão efeito se todos nós as cumprirmos escrupulosamente", acrescentou.

Em conferência de imprensa em Ponta Delgada, o chefe do executivo açoriano (PS) sublinhou que, após os resultados laboratoriais mais recentes, a Autoridade de Saúde Regional considera que a ilha de São Miguel "se encontra em situação epidemiológica potencial de transmissão comunitária ativa, com elevado risco de cadeias de transmissão em todos os concelhos da ilha".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Nos Açores, a Autoridade de Saúde elevou hoje para 63 o número de casos positivos de covid-19 na região, sendo 28 em São Miguel, 11 na ilha Terceira, 3 na Graciosa, 7 em São Jorge, 9 no Pico e 5 no Faial.

APE (PPF) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.