Covid-19: Montijo não cobra rendas de habitação social e concessões até 30 de junho

| País
Porto Canal com Lusa

Montijo, Setúbal, 02 abr 2020 (Lusa) -- A Câmara do Montijo informou hoje que não vai cobrar as rendas das habitações sociais nem das concessões municipais até 30 de junho, para "minorar e contrariar os impactos socioeconómicos da covid-19".

Em comunicado, o município adiantou que estas medidas fazem parte de um pacote de "estímulo económico e social" que foi aprovado na quarta-feira, em reunião de câmara, com o objetivo de ajudar as "famílias e empresas do concelho", no distrito de Setúbal.

"É disto exemplo a isenção de rendas das casas de habitação social municipal até 30 de junho, numa medida que abrange 458 agregados familiares, num total aproximado de 1200 pessoas" revelou.

Neste sentido, a autarquia também concedeu a isenção de rendas às concessões municipais ou contratos de arrendamento de lojas, cafés ou bancas do mercado municipal, o que se estenderá durante "os próximos três meses".

Já as micro, pequenas e médias empresas e o comércio local com volume de negócios inferior ou igual a 150 mil euros "ficam isentas do pagamento de taxas municipais" durante o mesmo período.

Segundo a Câmara do Montijo, com estas medidas de estímulo económico, "a autarquia irá deixar de receber entre 150 a 200 mil euros". 

O município aproveitou também a nota divulgada para reafirmar a defesa pela construção do novo aeroporto na Base Aérea n.º 6, entre o Montijo e Alcochete, "como forma de alavancar o território, de promover o emprego e o desenvolvimento económico" na região. 

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o concelho do Montijo regista até hoje 21 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, enquanto o distrito de Setúbal contabiliza 328 casos positivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

 

DYBS // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.