Orquestra Clássica do Centro abre candidaturas para Prémio Francisco Martins

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 02 abr 2020 (Lusa) - A Orquestra Clássica do Centro (OCC) está a receber candidaturas, até 15 de outubro, para a quarta edição do Prémio de Composição Francisco Martins, músico português da época do Renascimento, foi hoje anunciado.

O prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa e a compositores estrangeiros residentes em Portugal, sem limite de idade, que desejem apresentar uma ou mais obras.

O objetivo, segundo o regulamento do concurso, "é incentivar, quer a criação contemporânea para orquestra clássica, quer a divulgação e circulação de novo repertório que possa ser facilmente programado pela generalidade das orquestras nacionais".

O Prémio conta com o apoio de DGArtes, Ascendum, AVA - Musical Editions e Antena 2.

A obra vencedora será escolhida por um júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Dimitris Andrikopoulos e o maestro titular da OCC, Jan Wierzba, recebendo um prémio de mil euros e a edição em partitura pela AVA - Musical Editions.

A obra será incluída no repertório da Orquestra Clássica do Centro, que a irá interpretar em concerto em data a anunciar.

"O Prémio pretende perpetuar a obra do intérprete e compositor Francisco Martins, valorizando a música e dignificando a nossa cultura, dando oportunidade para novos talentos musicais na área da composição se afirmarem e darem a conhecer o seu trabalho", refere a presidente da direção da OCC, Emília Martins.

A OCC confirmou também hoje o adiamento do Concerto Prestígio, em homenagem a Odete Isabel, primeira presidente de Câmara eleita no país (Mealhada, 1976), previsto para 26 de abril, devido às medidas de distanciamento social por causa da pandemia da covid-19.

Na página de Facebook da OCC foi, entretanto, publicado um vídeo com um excerto da Sinfonia n.º 9 do compositor Ludwig van Beethoven, interpretado pela orquestra.

A Orquestra Clássica do Centro é uma associação sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Pavilhão Centro de Portugal, assinado por Siza Vieira e Souto Moura, em Coimbra. Fundada em 2001, a Orquestra foi considerada de "superior interesse cultural" pelo Ministério da Cultura, estando abrangida pela lei do mecenato cultural.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".