Fisco alerta para novo envio de 'emails' fraudulentos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 abr 2020 (Lusa) - A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existência de 'emails' fraudulentos, pedindo aos contribuintes para os ignorarem e não carregarem nas ligações sugeridas.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido", alerta uma mensagem publicada no Portal das Finanças.

Nestes 'emails', o remetente insere um texto a dizer ser prática da AT informar com regularidade os contribuintes para datas de cumprimento voluntário de obrigações fiscais e para o pagamento voluntário de impostos, acrescenta que o "sistema" detetou alertas "pendentes de resposta" e fornece, de seguida, um 'link' fraudulento.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", assegura a AT, lembrando que têm como único objetivo "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos", operação que "em caso algum" deve ser efetuada.

A AT recomenda ainda a leitura de um folheto informativo sobre segurança informática, que está disponível no Portal das Finanças.

LT // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.