Covid-19: Neste momento "não faz qualquer sentido" cordão sanitário no Porto 

Covid-19: Neste momento "não faz qualquer sentido" cordão sanitário no Porto 
| Norte
Porto Canal com Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que neste momento "não faz qualquer sentido" decretar um cordão sanitário no Porto.

"No caso concreto do Porto, não houve qualquer indicação da autoridade de Saúde nesse sentido [estabelecimento de cordão sanitário] e, portanto, não faz qualquer sentido essa situação", disse Lacerda Sales na conferência de imprensa diária para atualizar informação sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

O secretário de Estado adiantou que uma decisão de estabelecimento de um cordão sanitário terá sempre de ser sustentada pela avaliação de risco feita pela autoridade de saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas disse na segunda-feira que a decisão de impor uma cerca sanitária na região do Porto estava a ser equacionada "e provavelmente hoje (segunda-feira) será tomada uma decisão nesse sentido, a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais e as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde".

Segundo o boletim epidemiológico de segunda-feira, o concelho do Porto registava 941 casos confirmados ao final do dia de domingo, um aumento de 524 casos em relação ao dia anterior.

Durante a conferência de imprensa, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, admitiu a duplicação de alguns casos registados no primeiro boletim, mas questionado pela Lusa sobre a duplicação de casos no contexto específico do concelho do Porto, o secretário de Estado António Lacerda Sales não confirmou números.

“Em relação ao Porto, neste momento não faz qualquer sentido colocar-se essa situação, independentemente da duplicação”, sublinhou o secretário de Estado, não adiantando se esta situação se verificou ou não.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.