Covid-19: Proteção Civil de Lisboa ativa plano de emergência distrital

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 mar 2020 (Lusa) -- A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Lisboa decidiu hoje, por unanimidade, ativar o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, informou à agência Lusa o presidente daquela entidade, Hélder Sousa Silva.

"Julgámos oportuno ativar o nosso plano distrital de emergência e de proteção civil para o distrito de Lisboa", disse o também presidente Câmara Municipal de Mafra, acrescentando que entrará em vigor a partir das 00:00 de segunda-feira.

De acordo com o autarca (PSD), a ativação do plano foi proposta à secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que irá lançar um despacho com a tomada de posição.

Para Hélder Sousa Silva, o plano servirá para flexibilizar a mobilização de meios entre os municípios numa perspetiva de ajuda mútua no combate ao covid-19.

"Esta decisão, acertada e aprovada por unanimidade, visa flexibilizar a intervenção e a resposta conjunta, porque dentro em breve os meios próprios de cada município não vão ser suficientes para responder a todas necessidades", referiu.

Hélder Sousa Silva salientou ainda a criação de um grupo permanente de acompanhamento constituído pela CDPC de Lisboa, pela PSP, pela GNR, pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, pelo INEM, pela Cruz Vermelha, pelas Forças Armadas, pela Autoridade Marítima e pela Segurança Social.

Segundo o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Lisboa, haverá reuniões durante a semana, às 11:00, por videoconferência, e uma extraordinária todas às quartas-feiras, às 14:30.

O distrito de Lisboa é constituído pelos concelhos de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

Dos infetados, 486 estão internados, 138 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

 

JML // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP registou quase 50 mil acidentes rodoviários e 69 mortos este ano

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do em igual período de 2023, informou esta sexta-feira aquela polícia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.