Covid-19: Associação quer trabalhadores de lares equiparados aos da segurança e saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 28 mar 2020 (Lusa) -- A Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) apela ao Governo para que decrete para os trabalhadores dos lares de idosos "o mesmo que para as forças de segurança e profissionais de saúde", para maximizar recursos disponíveis.

Numa carta dirigida ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, a ANGES pede que seja decretado para os trabalhadores das estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) "o mesmo que para as forças de segurança e profissionais de saúde, de forma a maximizar o número e recursos disponíveis", para fazer face à pandemia da Covid-19.

É igualmente importante, sustenta a associação, que o Governo "determine que todos os que respondem nas IPSS [instituições particulares de solidariedade social] a outras respostas" regressem ao trabalho, "ficando convocadas para as mesmas tarefas" dos trabalhadores das ERPI.

A uniformização de horários de trabalho, para "permitir isolamento profilático" e a constituição de equipas em regime de internato, por turnos e ciclos de trabalho, é outras das medidas reivindicadas pela ANGES, na missiva dirigida ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, hoje remetida à agência Lusa.

No tempo em que não estão a trabalhar, os funcionários devem ficar proibidos de sair de casa, preconiza ainda a associação, sublinhando que se impõe "manter os níveis de segurança e isolamento profilático".

A ANGES reivindica ainda que "apenas em casos de extrema necessidade e urgência social" sejam admitidos (e sujeitos a quarentena) novos utentes nestes estabelecimentos, para permitir que os quartos vagos se possam tornar em "salas de isolamento e espaço de descanso para as funcionárias".

É igualmente necessário "solicitar a colaboração de Exército, para dotar as instalações de espaços de descanso para os funcionários e de zonas de isolamento quando elas não existam, para suspeitos e infetados" e "convocar também a Igreja na logística", sustenta ainda a ANGES, que, entre outras medidas defende a convocação de "alunos em fim de curso, das licenciaturas na área da saúde e ciências sociais para que façam em regime de internamento a conclusão dos seus estágios agora suspensos".

As ERPI que no País "respondem às necessidades de milhares de idosos", adverte o presidente da ANGES, Ricardo Pocinho, precisam neste momento de liderança forte e de determinações claras, caso contrário o contágio vai proliferar, e perdemos uma grande oportunidade, talvez a última".

Atualmente há em Portugal mais de 800 mil idosos institucionalizados, cerca de 80% dos quais "com fraca mobilidade ou sem ela ou acamados" e com mais de 70 anos de idade, de acordo com um estudo feito em "final do ano passado", disse à agência Lusa Ricardo Pocinho.

O mesmo estudo já apontava para "elevados índices de cansaço dos trabalhadores", sublinhou o presidente da ANGES, defendendo, designadamente, a revisão da relação de cuidadores por idosos.

Fundada em 2012 em Coimbra, a ANGES, "tem como fim colaborar com os poderes públicos e privados nos planos de intervenção relacionados com a gerontologia social, criar órgãos (departamentos ou unidades de investigação) específicos para cada especialidade da gerontologia, divulgar e promover o cuidar holístico do idoso, contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais desenvolvendo ações de formação na área", de acordo com a sua página na internet.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto já se espalhou por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 100 mortes, mais 24 do que na véspera (+31,5%), e registaram-se 5.170 casos de infeções confirmadas, mais 902 casos em relação a sexta-feira (+21,1%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

JEF //

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.