Covid-19: Drones vão sobrevoar a marginal do Porto com avisos dirigidos à população

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 27 mar 2020 (Lusa) - Dois 'drones' vão sobrevoar a cidade do Porto, a partir de sábado e "durante o tempo que for justificado", avisando a população que deve ficar em casa face à situação provocado pela pandemia de Covid-19, revelou hoje a câmara.

Numa nota publicada na sua página oficial, a autarquia refere que a ação vai incidir na zona marginal da cidade, "desde o Freixo até Matosinhos".

Através de mensagens gravadas audíveis a significativa distância, os 'drones' vão recomendar aos cidadãos para permanecerem no interior das suas casas, relembrando que o país está sob Estado de Emergência e que é necessário cumprir as medidas que dele emanam, adianta o município.

"Estamos sob uma ameaça muito grave. Regresse a casa", "Não permaneça no espaço público, senão por necessidade absoluta. Permaneça em casa", "Não corra riscos desnecessários. Proteja-se da pandemia e regresse a casa", são algumas das mensagens que vão ser transmitidas.

O controlo com o recurso a 'drones' da linha de fronteira e de cercas sanitárias estabelecidas, como em Ovar, ou a estabelecer, foi autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

A decisão da CNPD, tomada na quinta-feira e publicada na sua página de internet, ressalva que a captação de imagens tem, no entanto, de salvaguardar a privacidade "daqueles que se encontram nas respetivas habitações".

A comissão recomenda ainda que se garanta o direito de acesso a imagens gravadas, tal como a lei impõe, e lembra que restrições aos direitos fundamentais (como o direito à privacidade) "devem limitar-se ao estritamente necessário nas finalidades visadas" com a utilização deste sistema de videovigilância.

No parecer, a CNPD lembra que a lei define que a utilização dos 'drones' só pode ocorrer em algumas situações, como para garantir a segurança de pessoas e bens, e a prevenção da prática de crimes, em locais onde exista razoável probabilidade da sua ocorrência.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (33), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (24), da região Centro (18) e do Algarve (1). Relativamente a quinta-feira, em que se registaram 60 mortes, hoje observou-se um aumento de 26,6%.

De acordo com os mesmos dados, há 4.268 casos confirmados, mais 724 (um aumento de 20,4%) face a quinta-feira.

VSYM (VP/SO)// LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).