Covid-19: Lar em Santo Tirso soma quinto caso positivo, idosos iniciaram testes

Covid-19: Lar em Santo Tirso soma quinto caso positivo, idosos iniciaram testes
| Norte
Porto Canal com Lusa

O lar Dra. Leonor Beleza, da Misericórdia de Santo Tirso, registou hoje o quinto caso positivo do novo coronavírus, sendo que cinco dos 93 idosos que estiveram em contacto já fizeram testes, disse à Lusa a porta-voz da instituição.

"Depois de quatro casos positivos registados nos últimos dias, o primeiro na terça-feira e mais três na quinta-feira, em funcionárias do lar", precisou Sara Almeida e Sousa, ficou hoje a saber-se o resultado do primeiro dos três casos a aguardar resultado, neste caso "num colaborador".

"Ao todo estão em casa 13 funcionários", acrescentou a fonte da Santa Casa, informando "haver mais dois casos à espera do resultado do teste", todos eles "mantendo contacto diário com os utentes da instituição".

Contudo, ressalvou, "entre os 93 utentes do lar não há nenhuma situação que inspire atenção médica".

Segundo Sara Almeida e Sousa entre "hoje e segunda-feira todos os idosos farão o teste".

"Por ausência de resposta das entidades públicas, a Santa Casa optou por avançar com testes em privados para acautelar os idosos que tiveram contacto direto com estas pessoas. Hoje foram testados os primeiros cinco utentes", disse.

Segundo o relatório da situação na página da Direção-Geral da Saúde, o concelho de Santo Tirso aparece com 20 casos confirmados da covid-19.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.