Produtores de cinema saúdam abertura de concursos, mas lamentam perda do complementar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mar (Lusa) - A Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (APCA) saudou hoje o anúncio da abertura de concursos do apoio ao cinema e audiovisual, com um aumento do montante a investir que permitirá que se "atinja um patamar europeu".

A presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Filomena Serras Pereira, e o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciaram hoje que o calendário de concursos de apoio, com um total de 14,9 milhões de euros, abre na quinta-feira.

No final da conferência de imprensa, em Lisboa, a presidente da APCA, Pandora da Cunha Telles, saudou a abertura de concursos para 2014, cujo calendário deveria ter sido publicado no final do ano passado.

"Finalmente estamos a atingir um patamar europeu que não existia no apoio ao cinema e ao audiovisual, mas lamentamos a decisão de não abrir o apoio complementar. Significa que são menos duas longas-metragens a ser produzidas em Portugal", disse.

Pandora da Cunha Telles esclareceu que a decisão de não abrir este programa específico - que em anos anteriores tinha 1,2 milhões de euros - foi tomada pela tutela sem consultar os agentes do setor.

"Na reunião da SECA [Secção Especializada de Cinema e Audiovisual do Conselho Nacional de Cultura], nós votámos os júris para este programa. A decisão foi tomada depois", afirmou.

Em relação ao restante calendário de programas, Pandora da Cunha Telles elogiou os novos concursos de escrita e desenvolvimento e finalização de projetos (longas e curtas de animação, longas de ficção e documentários). "É extremamente importante para os produtores de cinema, preserva-os do risco", afirmou.

Aos jornalistas, Filomena Serras Pereira justificou a não abertura do programa complementar com o facto de existirem ainda "muitos projetos por acabar": "Dezoito projetos e nove coproduções no âmbito das longas-metragens. Dado o montante de compromissos anteriores achou-se por bem este ano não abrir [o complementar]".

Dos 14,951 milhões de euros disponíveis, 2,944 milhões de euros serão afetados ao audiovisual e multimédia e 10,280 milhões de euros serão gastos no apoio à produção de cinema.

Os restantes 1,727 milhões de euros serão repartidos por programas de apoio à formação de públicos nas escolas, programas de apoio à promoção internacional do cinema português, realização de festivais e coproduções com o Brasil.

Jorge Barreto Xavier afirmou que aqueles 14,951 milhões de euros representam "um aumento de financiamento de quase 50 por cento em relação a concursos anteriores" (que totalizavam 10,1 milhões de euros).

Em concursos anteriores, no entanto, não existia o programa específico para audiovisual e multimédia e este ano não há apoio complementar. Ou seja, o apoio ao cinema, sua exibição e distribuição aumenta de 10,1 milhões de euros para 10,3 milhões de euros.

O secretário de Estado da Cultura sublinhou ainda que "os encargos assumidos em 2013 estão integralmente cobertos", com a ajuda da cobrança de uma nova taxa aos operadores de televisão por subscrição.

Com as verbas anunciadas, Filomena Serras Pereira manifestou-se otimista em relação ao número de contratos a assinar entre o ICA e os produtores, tendo em conta o decréscimo nos últimos anos.

"No ano passado, assinámos 36 contratos e este ano já assinámos 62. Estamos a recuperar o atraso", enumerou.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.