Ministro da Saúde confirma processos disciplinares no caso de morte no Hospital das Caldas

Ministro da Saúde confirma processos disciplinares no caso de morte no Hospital das Caldas
| País
Porto Canal

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirmou hoje que houve instauração de processos disciplinares envolvendo a parte cirúrgica, no caso de um doente que morreu no Hospital das Caldas da Rainha, após uma operação.

Falando aos jornalistas no final da Comissão Parlamentar de Saúde, Paulo Macedo disse que esta informação constava das conclusões preliminares do relatório da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

O ministro salientou "outro aspeto" que considerou importante considerar: "Esta intervenção era programada, o que faz toda a diferença em termos da unidade que escolhemos", afirmou.

No Hospital das Caldas da Rainha, onde o doente foi operado, não existe unidade de cuidados intensivos, o que justificou a sua transferência para o Hospital de Abrantes, onde acabou por falecer.

O caso está relacionado com a assistência médica prestada ao utente João Brochado" e que a investigação aponta para "negligência", "desprezo nas horas subsequentes à operação" e "atraso no diagnóstico do doente", segundo noticia hoje o Correio da Manhã.

O episódio remonta a 24 de fevereiro, data em que o doente faleceu no hospital de Abrantes, para onde foi transferido depois de ter sido operado à vesícula no Hospital das Caldas da Rainha.

Num comunicado emitido a 27 de fevereiro o CHO anunciou a abertura de um inquérito ao caso do doente operado no dia 12 de fevereiro, nas Caldas da Rainha, e transferido para Abrantes dois dias depois, "dado o agravamento do estado clínico no pós-operatório" que motivou a decisão da " sua transferência para uma Unidade de Cuidados Intensivos".

No mesmo comunicado, o CHO esclareceu que a vaga [em Abrantes] foi encontrada "cerca de 30 minutos depois" de terem sido iniciados os contactos com os hospitais de Santa Maria, de Loures e de Leiria, que recusaram o doente por falta de camas nessas unidades.

No hospital de Abrantes João Brochado esteve semana e meia internado e foi operado mais duas vezes, acabando por morrer, alegadamente de uma infeção generalizada.

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).