Covid-19: Póvoa de Varzim restringe acesso e circulação na cidade aos fins de semana

Covid-19: Póvoa de Varzim restringe acesso e circulação na cidade aos fins de semana
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, vai aplicar aos fins de semana medidas restritivas de acesso ao concelho e de circulação na zona marginal, de forma a evitar a propagação da pandemia da covid-19.

A garantia foi dada hoje à agência Lusa pelo autarca local, Aires Pereira, que não quer que se repita o cenário de domingo, onde centenas de pessoas estiveram a passear na marginal da cidade, desrespeitando os pressupostos decretados pelo estado de emergência.

"Todos nós queremos sair à rua e passear junto ao mar, mas isso não é possível neste momento. As medidas que tomamos serão repetidas já no próximo fim de semana, e sempre que necessário, para limitarmos a vinda de pessoas de fora do concelho e restringir a circulação na marginal, que a partir de sexta-feira já estará fechada", disse o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

Segundo a agência Lusa comprovou no local, esta manhã as artérias na zona marginal da Póvoa estavam praticamente vazias, com Aires Pereira a considerar que o sucedido, que teve expressão nacional, fez "corar de vergonha" quem desrespeitou o estado de emergência.

"Para apoiar os profissionais de saúde não basta ir à janela bater palmas, temos mesmo de ficar em casa para evitar mais casos de contágio. Se as pessoas não são capazes de perceber isso ao fim de semana, e só percebem à semana para não ir trabalhar, nós, responsáveis, temos de criar condições para que a lei seja cumprida", vincou o presidente da autarquia.

Para aplicar estas medidas restritivas de acesso à cidade e de circulação na zona marginal, será, de novo, acionado o apoio da PSP e mobilizados os agentes da Polícia Municipal e Proteção Civil da Póvoa de Varzim.

Na cidade vizinha de Vila do Conde, onde no domingo também se registou uma considerável afluência de pessoas em parte da marginal, a presidente da Câmara Municipal prometeu continuar a implementar medidas para impedir esse fluxo.

"Já há algum tempo fiz circular por todo o concelho um veículo com lonas e uma gravação de voz a passar a mensagem para a população ficar em casa. No domingo, perante o que aconteceu, a nossa Polícia Municipal foi interpelando as pessoas que estavam na marginal para as sensibilizar a regressar a casa e a PSP foi circulando pela cidade a fazer esse mesmo apelo", explicou à Lusa a autarca vila-condense.

Elisa Ferraz disse "ainda não sentir necessidade de tomar medidas mais restritivas", nomeadamente de acesso à cidade, mas garantiu que se for necessário "já está articulado com a PSP um plano para ser posto em prática se a situação for a esse extremo".

Portugal regista 23 mortes pela covid-19, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas.

Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, revela o boletim epidemiológico divulgado hoje, com dados referentes até às 24:00 de domingo.

Das 2.060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus,1.859 está a recuperar em casa, 201 estão internadas, 47 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.