Covid-19: BE pede isenção de pagamento de água nos 14 municípios da Guarda

| Política
Porto Canal com Lusa

Guarda, 23 mar 2020 (Lusa) - A Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) apelou hoje aos 14 municípios do distrito que isentem famílias e empresas do pagamento de água, saneamento e resíduos, devido à pandemia causada pela covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a estrutura distrital do BE/Guarda vaticina que com a situação atual do país, que obriga ao isolamento/quarentena dos habitantes e ao fecho de muitas empresas/comércio local, "vão certamente as famílias e empresários ter mais despesas".

O consumo de água aumentará "em virtude da prevenção e controle da propagação da covid-19 aquando da lavagem frequente das mãos, maior frequência de lavagem da roupa, mais realização de banhos de todo o agregado familiar", justifica.

Atendendo à situação, a Comissão Coordenadora Distrital do BE pede aos municípios que compõem o distrito da Guarda "que venham a isentar todos os agregados familiares e respetivas empresas dos respetivos concelhos de qualquer pagamento do consumo de água, saneamento e resíduos, durante o período em que esta pandemia estiver ativa".

"Temos consciência de que tal medida terá impacto nas contas das autarquias. Contudo, entendemos que situações de exceção merecem, sem dúvida, medidas de exceção", remata.

A posição do BE distrital, tomada em conjunto com o Grupo Municipal do partido na Guarda, será comunicada aos presidentes das Assembleias Municipais dos 14 concelhos do distrito da Guarda, para que seja entregue aos presidentes das autarquias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 5.476 mortos em 59.138 casos.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

As reações dos partidos à mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Após a tradicional mensagem de Ano Novo do presidente da Presidente da República, os partidos com assento parlamentar reagiram às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. O PSD assinala “especial sintonia” entre mensagens de PR e PM, o PS partilha das preocupações de Marcelo mas não confia no Governo para as resolver. Já o Chega queria ter ouvido falar de saúde e insegurança, o Iniciativa Liberal critica "grande ausência" da reforma do Estado, o Bloco de Esquerda estranha que PR esqueça saúde e educação públicas, habitação e “genocídio” em Gaza. Já o PCP diz que é preciso "paz e cooperação", o Livre classifica a mensagem como "muito derrotista", o PAN espera que Montenegro dê ouvidos a "recados" de PR e o CDS diz que é fundamental haver triunfo do bom senso.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".