Covid-19: Federação das Pescas dos Açores quer mais medidas para "situação excecional"

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 22 mar 2020 (Lusa) -- A Federação das Pescas dos Açores defendeu hoje mais apoios para o setor "num momento complicado" devido à pandemia da covid-19, alegando que "até ao momento" há medidas que "em pouco auxiliam" os pescadores e as empresas.

"Até ao momento, temos medidas que em pouco auxiliam o setor. São disto exemplo as linhas de crédito a que a maioria dos armadores não tem capacidade de recorrer. Com pouco relevo, os apoios aos projetos do programa Mar 2020 e, quanto ao 'lay off' e outras medidas da Segurança Social, são de difícil aplicação à pesca, dada a especificidade do nosso regime de descontos", afirma o presidente da Federação das Pescas, Gualberto Rita, citado em comunicado.

No documento enviado às redações, a Federação das Pescas dos Açores alerta para "a situação excecional, nova para todos", e que coloca "imensos desafios ao setor da pesca nos Açores".

"É necessário que sejam tomadas as medidas necessárias para ultrapassar este período difícil e de grandes incertezas", defende o responsável da Federação das Pescas no arquipélago, sublinhando que "a especificidade deste setor" exige por parte do Governo "medidas apropriadas que possam garantir a sustentabilidade social dos pescadores e a estabilidade das empresas da pesca".

A Federação das Pescas congratula-se com a "isenção das taxas de lota" implementada pelo Governo dos Açores, já que "poderá melhorar esta semana as descargas e o abastecimento de pescado aos açorianos".

Frisa, no entanto, que "esta medida está longe de ser sustentável".

No documento enviado às redações, a Federação das Pescas diz ter proposto ao Governo Regional um conjunto de medidas, para "mitigar o problema", entre as quais "a atribuição de um subsídio mensal, com efeitos imediatos, de valor correspondente ao salário mínimo regional, a todos os pescadores da região que efetuam descontos para a Segurança Social".

A Federação das Pescas propõe igualmente "um adiantamento do pagamento das verbas de Compensação dos Custos Suplementares para os Produtos da Pesca nos Açores (anterior POSEI-Pescas)".

Do pacote de medidas que a organização defende para minimizar os efeitos da pandemia no setor está ainda o "adiantamento do pagamento do apoio financeiro -- Segurança do Trabalho a Bordo".

"Todos concordamos que o setor não pode parar e deve continuar a abastecer o mercado local, pelo que estamos a trabalhar em conjunto com as associações, armadores e compradores, numa possível estratégia que minimize o grande impacto que a pandemia vai ter na vida de todos, desde os nossos pescadores ao consumidor final", reforça Gualberto Rita.

A Federação das Pescas nos Açores lembra que "o encerramento dos mercados mais relevantes para o setor das pescas açoriano, devido à rápida diminuição do número de voos e destinos, tem dificultado o escoamento de pescado" e que "muitas empresas tiveram de reduzir, ou parar, a sua atividade, provocando indiretamente um forte impacto na pesca e consequente redução no preço médio do pescado".

Até à data foram detetados nos Açores 11 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, sendo dois na ilha Terceira, um no Faial, sete em São Jorge e um em São Miguel.

Portugal elevou hoje para 14 o número de mortes associadas ao vírus da covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista 1.600 casos confirmados de infeção.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já causou pelo menos 11.401 mortos em todo o mundo e foram detetados mais de 271.660 casos de infeção em 164 países e territórios.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

APE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.