Covid-19: Região de Coimbra apela a mais testes de despistagem

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 22 mar 2020 (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra mostrou-se hoje preocupado com o aumento do número de casos da covid-19 e instou a Administração Regional de Saúde do Centro a realizar mais testes de despistagem.

Em comunicado, a CIM de Coimbra informa que o seu presidente, José Carlos Alexandrino, "tem estado em contacto permanente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com as entidades de proteção civil e com os 19 presidentes dos municípios desta região", advogando que, "face ao aumento registado de casos positivos, é urgente tomar medidas no que toca a aumentar a capacidade de realização de testes".

Citado na nota, o responsável defende que "se deve seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, através do seu diretor geral, Tedros Ghebreyesus, no dia 16 de março, deu a indicação de que só com testes de despistagem em massa e com medidas de isolamento será possível conter a pandemia" da covid-19.

Apelou, por isso, à ARS do Centro, para alargar os testes de deteção do novo coronavírus.

Para o presidente da CIM daquela região do centro do país, testes em larga escala para os casos suspeitos ainda são a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus, pelo que seria "importante agilizar todas as formas de proceder à realização de testes, incluindo a mobilização de laboratórios privados, centros de testes e outras formas que possam ser adequadas para chegar a este objetivo".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 308 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 13.400 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.825 mortos em 53.578 casos. Segundo as autoridades italianas, 6.062 dos infetados já estão curados.

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, conta com um total de 81.054 casos, tendo sido registados 3.261 mortes.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

AMG // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.