Associação de Coimbra apoia famílias de classe média alta

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 26 mar (Lusa) - A associação Laços sem Nós, para além de apresentar uma resposta social para famílias de baixos rendimentos, apoia também famílias de classe média alta, disse hoje uma responsável, considerando que "há muita estigmatização" por parte da sociedade.

"Embora algumas famílias tenham bons cargos, passam por inúmeras dificuldades e assim que apresentam a declaração de rendimentos são logo barrados no apoio", explicou Sónia Lopes, vice-presidente da associação.

A associação Laços sem Nós quer dar uma resposta, "inexistente em Coimbra", à classe média alta, contou a responsável, aclarando que muitos dos casos que recebem "apresentam depressão e muita vergonha por terem que esconder da sociedade a sua real condição económica".

O desemprego, "a conjuntura, roturas familiares, uma empresa que abre falência ou cortes na remuneração" levam a que "fiquem privados do nível de vida que tinham", não conseguindo fazer face "às despesas que tinham de acordo com os anteriores rendimentos", contou Sónia Lopes, salientando que chegam à associação "situações de fome".

Para além de por vezes dar apoio alimentar, a intervenção passa, essencialmente, por "um apoio psicológico" para ajudar a lidar "com a depressão, conflitos conjugais, cansaço extremo", entre outros problemas.

No âmbito das famílias de baixos rendimentos, a associação quer intervir na área da "educação social".

"Ajudamos a fazer uma carta de apresentação, um currículo, a preparação para entrevistas ou a gerir os rendimentos", disse Sónia Lopes, referindo que a associação quer trabalhar com "as competências das famílias sinalizadas".

A associação, criada em janeiro e sediada na freguesia de Santo António dos Olivais, vai realizar uma série de concertos em "cafés e restaurantes" no distrito de Coimbra, de forma a reforçar o apoio a famílias carenciadas.

Esta iniciativa pretende "mostrar que a noite também pode ser solidária", afirmou Sónia Lopes, sublinhando que todos os artistas irão tocar "a título gracioso".

O primeiro concerto decorre na sexta-feira, às 23:00, no bar Sportsincaffé, com a atuação da banda SymPhoniX.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".